Fotos: Bruno Silva
Dando inicio às atividades do ano letivo, a prefeitura de Nova Viçosa através da Secretaria de Educação promoveu nesta terça e quarta feira, 24 e 25 de janeiro, a 1ª Jornada pedagógica do ano e reuniu professores, diretores e coordenadores das escolas e creches do município. O encontro aconteceu no Centro de Cultura e Lazer de Posto da Mata, e teve como palestrante o professor Leandro Gaffo da Universidade Federal do Sul da Bahia UFSB, Campus Paulo Freire de Teixeira de Freitas.
A Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas. O tema escolhido é um convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas e o trabalho desenvolvido com a leitura, na perspectiva das diversas linguagens e áreas do conhecimento. As práticas que educam e a leitura abrem a discussão entre o coletivo da unidade escolar na Jornada Pedagógica e devem ser consideradas ao longo do ano letivo para a garantia do direito de aprender dos nossos estudantes.
O objetivo da jornada foi debater as diretrizes para o ano letivo bem como promover discussões, debates e traçar planejamento para o 1º trimestre letivo. Ainda durante o encontro, os participantes fizeram uma avaliação do ensino público municipal e traçaram metas de avaliação do aprendizado escolar.
Para Simone Cardoso, coordenadora Municipal de Educação de Nova Viçosa, a jornada ajuda a fazer um bom planejamento para evitar problemas futuros e a primeira semana do ano letivo é a mais importante para qualquer escola, é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar o calendário escolar e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) -, o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos.
“Aqui, nós trabalhamos as diretrizes para continuar esse grande trabalho educacional. Espero ter contribuído com esse projeto revolucionário e muito bem desenvolvido no município e na altura das expectativas de todos”, disse o palestrante Leandro Gaffo, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Adriana Botelho, secretária municipal de educação falou sobre a importância da realização da primeira jornada pedagógica para a rede municipal de ensino. “Esse momento nos dá um direcionamento adequado para começar o ano letivo com uma visão comum e otimizar o ensino-aprendizagem dos alunos desse primeiro semestre”, disse.