Os festejos da irmandade de São Sebastião acontecem durante todo o mês de janeiro em Nova Viçosa. A da Paroquia São Sebastião celebra o seu padroeiro e toda a família participa com queima de fogos e a procissão acompanhada pela comunidade.
Celebrado no dia 20 de janeiro, a festa é uma tradição da cidade e a paróquia faz questão de preservar todos os costumes do povo nativo.
A guerra de espadas entre Mouros e Cristãos é uma tradição mantida pela igreja católica onde os participantes encenam uma batalha medieval com dois exércitos, os Cristãos, representados através das roupas de cor azul turquesa, e os Mouros, representados pela cor vermelha. Após os cristãos vencerem a batalha, os Mouros são convertidos ao cristianismo, pondo fim a batalha.
A Paroquia de São Sebastião de Nova Viçosa mantem viva os costumes e a tradição dos povos nativos com celebração e missa durante todo mês de janeiro. As comemorações se encerram com a procissão que é acompanhada por moradores e turistas.
Após a procissão que acontecerá no dia 26 e a celebração da Santa Missa, acontece a simulação da guerra entre Mouros e Cristãos que é assistida e admirada não só pela comunidade como por turistas que frequentam a cidade nessa época do ano.
Este ano a comissão de festa é formada por: Fabiano, Renato, Ítalo, Juscimario, Sérgio, Marcos, Paulo, Gilson, Elias, Tarcísio e Hipólito. Participe da Festa de São Sebastião e se encante com a beleza da apresentação da guerra de espadas.
Programação;