Publicidade Davaca novo

Nova Viçosa cria circuito turístico na antiga rota da Maria Fumaça

Com apoio da Suzano, circuito ganhou placas indicativas ao longo de 32 quilômetros

Por Neuza em 25/06/2024 às 13:24

Nova Viçosa cria circuito turístico na antiga rota da Maria Fumaça

O município de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, vai criar uma rota turística de 32 quilômetros, com a proposta de levar os visitantes a uma viagem por mais de 100 anos de história da Estrada de Ferro Bahia a Minas, que um dia ligou Minas Gerais ao mar. O projeto conta com a parceria da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto.

De acordo com a secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente de Nova Viçosa, Carla Beatriz Gonçalves Duarte, a ideia é viver a experiência de imersão nas paisagens e na rica cultura do município, passando por estradas de terra, comunidades rurais e quilombolas, além das antigas estações de trem.

A primeira etapa do projeto já foi concluída, e consistiu na instalação de placas indicativas e informativas ao longo do trajeto por onde passava o trem. Além disso, também foram instalados totens nas antigas estações ferroviárias de Posto da Mata, Cândido Mariano e Helvécia, essa última abriga um museu com acervo que conta a história da estrada de ferro e do município. A produção das placas contou com o aporte da Suzano.

"Agora, na segunda etapa, estamos fazendo o levantamento de propriedades rurais e comunidades tradicionais que estão no antigo caminho do trem, para iniciar um trabalho de qualificação de moradores que queiram receber os visitantes e serem parceiros do projeto. Além de ser uma alternativa de renda para as comunidades, a rota turística vai proporcionar aos visitantes uma experiência de resgate da simplicidade e hospitalidade que ainda resistem na zona rural do nosso município", detalha a secretária Carla Beatriz.

Para a analista de Relações Corporativas da Suzano, Mônika Campagnaro Massuco, o apoio da companhia ao projeto está alinhado ao compromisso da Suzano em contribuir para o desenvolvimento da região, que é área de atuação da empresa. "Nós, na Suzano, temos um direcionador de cultura que é Gerar e Compartilhar Valor. A nossa parceria com o município de Nova Viçosa, em especial no que diz respeito a projetos que fomentam as potencialidades do município e contribuem para a geração de renda, beneficiam os moradores do município e tem como base este direcionador. Reafirmo aqui o nosso compromisso de diálogo constante e transparente, bem como de sermos parte das soluções para questões de interesse mútuo", ressalta Mônika.

E.F. Bahia a Minas

A Estrada de Ferro Bahia a Minas ligava a localidade de arraial de Ponta de Areia, próximo à cidade de Caravelas, à cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, numa extensão de 578 quilômetros. O ramal foi implantado por volta de 1882, tendo como principal objetivo o transporte de madeira e, posteriormente, de café. A linha foi desativada e extinta em 1966 devido às seguidas crises econômicas.

A E.F. Bahia a Minas ficou eternizada ao ser homenageada na canção "Ponta de Areia", composta por Milton Nascimento e Fernando Brant.

Fonte: Bahiaextremosul/P6 Comunicação

Tags:   rota da Maria Fumaça circuito turístico
publicidade