A 89ª CIA independente de Polícia Militar em parceria com a prefeitura de Nova Viçosa através da sua Secretaria de Educação, realizou na tarde desta terça feira (28) a formatura de 147 alunos das escolas municipais Raul Gazzinele e Complexo Educacional Afrânio Fernandes, participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Entre as autoridades presentes na solenidade estavam, o secretário municipal de administração, Carlos Novais, os vereadores João farias e Anastácio, Presidente da Câmara, o Major e comandante da 89ª CIPM, Anilton Almeida e a secretária de Educação do município, Natália Carolino. Também compunham a mesa, os empresários Moisés Boa, Antônio Dos Santos e Edson da Super Pão, empresários parceiros do programa PROERD na região da 89ª CIPM e parceiros outros que também contribuíram para o sucesso do programa.
O PROERD, Programa Educacional de Resistência ás Drogas e á violência, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso de prevenção as drogas e a violência na sala de aula de sua escola. As instruções desenvolvidas pelo PROERD são aplicadas em sala de aula por policiais militares devidamente capacitados, em Nova Viçosa, as instruções foram ministradas pelos instrutores Subtenente Anilda e pelo Capitão Fabiano. “A Polícia Militar vem até as escolas para poder compartilhar seus conhecimentos e contribuir para que essas crianças possam ter um futuro longe das drogas e da violência, pois essa é uma responsabilidade de todos nós, temos que auxiliar a formação do caráter dos nossos jovens para que eles possam crescer cada dia mais e serem cidadãos mais conscientes”. Disse o Major Anilton Almeida.
Para o prefeito Manoel Costa Almeida, o Manoelzinho da Madeira, aços como essa precisam se repetir no município, porque, segundo ele, parcerias dessa natureza garantem uma certeza de bem estar no futuro, segundo Manoelzinho cada passo dado na direção de conscientizar contra as drogas é um passo que se dá no combate diário com o crime e o traficante. “é uma guerra, vence quem tiver mais habilidade, e nós não podemos desmotivar, são pequenas ações como essa que nos darão a vitória lá na frente, hoje ganhamos mais uma batalha, são cerca de 150 crianças e adolescentes que nós disputamos com o tráfico e ganhamos” concluiu o prefeito.
Durante a cerimônia, houve premiações das redações destaques, juramento dos alunos PROERD, com o compromisso de ficarem longe das drogas e da violência e entrega de certificados. Para Kamilla Rocha, mãe da aluna Pávilla Vitória, o programa veio no momento certo, “Nova Viçosa está precisando de mais ações como essa, os resultados são visíveis no dia a dia das crianças que participam, minha filha é outra criança, mais responsável e preocupada o que acontece no seu entorno, é preciso dar continuidade, porque a iniciativa foi excelente” disse Kamilla.
.
Em suas considerações, o presidente da câmara José Anastácio resaltou a importância da continuidade, cobrando outras turmas para o município como um todo, interiorizando as ações para os distritos e povoados. “é preciso levar essa prática para as pontas, lá onde a intensidade do envolvimento de crianças e adolescentes com drogas às vezes nem é posto em estatísticas, mas o volume de envolvidos é gigante, nossos distritos e povoados estão carentes dessa iniciativa, sugiro ao senhor prefeito e ao Major Anilton que possamos sentar em um segundo momento junto com a secretária de educação para traçarmos essa viabilidade” concluiu Anastácio, ao término de sua fala, foi contemplado com a informação de que a próxima turma já está agendada para esse segundo semestre no distrito de Argolo.
A secretária de Educação, Natália Carolino destacou a busca em oferecer maneiras e condições para melhorar o bem estar e a convivência de todos, e o PROERD vem ao encontro destas ações, ensinando as crianças a dizerem não às drogas, a violência e repassar os caminhos corretos para outras crianças. “é preciso agradecer a todos os envolvidos, aos pais, aos alunos e principalmente a dedicação ofertada por parte da Subtenente PM Anilda, um ser humano que conquistou e contagiou a todos os que estavam em volta, em nome dos nossos colaboradores da educação desse município, nosso muito obrigado” finalizou Natália.