Publicidade Davaca novo

Nota de esclarecimento sobre suposto 1º caso de microcefalia em Medeiros Neto

Por Neuza em 12/02/2016 às 12:05

 

 

 

Viralizou nas redes sociais (WhatsApp), no inicio da tarde desta terça-feira (09), uma notícia estapafúrdia relatando um possível primeiro caso de microcefalia na cidade de Medeiros Neto, que se mantém como um dos municípios sem registro de nenhum caso suspeito.

 

Com o alarde provocado pela circulação dessa notícia implantada com intuito de provocar pânico na sociedade Medeirosnetense, e na tentativa de desestabilizar um trabalho sério feito pelos Agentes Comunitários de Saúde (Combate as Epidemias), em parceria com a Vigilância Epidemiologia.

 

O Secretario de Saúde do Municipal de Medeiros Neto, Fabiano Rodrigues, emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso.

  

 Leia a nota na integra;

 

A SECRETARIA DE SAÚDE DE MEDEIROS NETO VEM HÁ MESES PREOCUPADA COM O AUMENTO DE CASOS RELACIONADOS A ESSA TRÍPLICE EPIDEMIA NO BRASIL. NO INICIO DE DEZEMBRO DE 2015 IMPLANTAMOS O PROTOCOLO DE NOTIFICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE MEDEIROS NETO DE MICROCEFALIA CONFORME ORIENTA O MINISTÉRIO DA SAÚDE.

 

 

TIVEMOS NESSE DIA 09/02/2016 UM NASCIMENTO GÊMEOS, EM NOSSO HOSPITAL. SENDO QUE A GESTANTE ESTAVA COM 30 SEMANAS DE GESTAÇÃO E SUA IDADE ACIMA DE 35 ANOS FATORES QUE AUMENTA OS RISCOS DE COMPLICAÇÕES GESTACIONAIS. TIVEMOS INFELIZMENTE UM RECÉM-NASCIDO SEM SINAIS DE VIDA E UM SEGUNDO QUE ATRAVÉS DE PARCERIA E AJUDA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO, QUE NOS ATENDEU CEDENDO UMA VAGA PARA TRANSFERÊNCIA DO RECÉM NASCIDO. TODA A MEDIDA NECESSÁRIA FOI FEITA COM NOSSA EQUIPE DO HOSPITAL. QUANTO A ASSOCIAÇÃO DO CASO EM QUESTÃO COM A MICROCEFALIA ATÉ O MOMENTO FORAM DESCARTADOS DEVIDOS OS OUTROS INDICATIVOS. MESMO ASSIM VAMOS ADOTAR O PROTOCOLO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

 

 

A SITUAÇÃO É GRAVE REALMENTE, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO DO NORDESTE, COM NOTIFICAÇÕES QUE REGISTRAM-SE, ALÉM DA MICROCEFALIA, OUTRAS MÁS FORMAÇÕES, INCLUINDO ÓBITO FETAL. AQUI EM NOSSA REGIÃO ESTAMOS INVESTIGANDO OS CASOS PARA TERMOS UMA MELHOR IDEIA DA SITUAÇÃO EM NOSSO TERRITÓRIO. UMA VEZ ESTAMOS VIVENDO UMA NOVA EPIDEMIA QUE DEIXA AS AUTORIDADES EM SAÚDE PUBLICA PREOCUPADAS.

 

 

OS DADOS SÃO PREOCUPANTES, MAS PRECISAMOS TER CAUTELA, ESPECIALMENTE COM A CIRCULAÇÃO DE NOTICIAS INFUNDADAS SOBRE O ASSUNTO E ALGUMAS ORIENTAÇÕES, QUE, SABEMOS, SÃO POUCO PROVÁVEIS DE ACONTECER E PRODUZIR RESULTADOS EFICIENTES.

 

 

ENTENDO QUE A SAÍDA É O COMBATE COMPETENTE DO VETOR. UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS, GESTORES, TÉCNICOS E CIDADÃOS. UM APELO QUE TODAS AS GESTANTES FAÇA SEU PRÉ NATAL E BUSQUE ESCLARECIMENTOS NAS UNIDADES DE SAÚDE. MEDEIROS MANTÉM O SISTEMA DE MONITORAMENTO EPIDEMIOLÓGICO JUNTO A SESAB E MINISTÉRIO DA SAÚDE, ESSA É UMA DIRETRIZ NACIONAL NO MOMENTO EM QUE VIVE O BRASIL.

 

 

FABIANO RODRIGUES – SECRETARIO MUNICIPAL DE SAÚDE

Fonte: Neuza Brizola/ Ascom

Tags:   Medeiros Neto
publicidade