Publicidade Davaca novo

Nestlé e a transformação de um setor desafiador: trabalho em conjunto para o bom manejo da água

Companhia apresentará abordagens inovadoras e parcerias com padrões sustentáveis durante a Conferência Global de Padrões de Sustentabilidade, em São Paulo/SP

Por Neuza em 09/05/2018 às 15:54


Com mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo afetadas pela falta de água potável e mais de 630 milhões sem acesso a ela, a Nestlé identifica que a água é um grande desafio em sustentabilidade. 

Diante disso, a empresa reconhece muitos padrões confiáveis de sustentabilidade em suas cadeias de valor, incluindo a Alliance for Water Stewardship (AWS), a Rainforest Alliance, a Fairtrade International e a Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável

Representada por Carlo Galli, Diretor Técnico de Recursos Hídricos da companhia, a Nestlé será a responsável pela palestra de abertura “Manejo da água: do compromisso ao impacto” da Conferência Global de Padrões de Sustentabilidade, no dia 23 de maio, em São Paulo/SP. 

Galli falará sobre as ambições da Nestlé quanto ao manejo da água e como estão colocando isso em prática. Ele contará como, por meio de abordagens inovadoras e estrito cumprimento das normas, é possível garantir que os compromissos de uma companhia tenham um impacto maior para aqueles que mais precisam. 

Manejo de água 

A água é uma questão que constantemente levanta a agenda da sustentabilidade. Parece quase inimaginável que uma cidade internacional como a Cidade do Cabo corra o risco de ficar sem água; porém este não é um caso isolado: São Paulo, Bogotá e Los Angeles, por exemplo, enfrentam escassez de água devido a secas cíclicas agravadas pelo desmatamento, mudanças climáticas e má gestão dos recursos hídricos. 

Do ponto de vista de uma grande empresa de alimentos e bebidas, como a Nestlé, que atua no mercado de água engarrafada, a situação na Cidade do Cabo mostra em que medida a água representa um risco comercial imediato e tangível e destaca a importância de empresas como a Nestlé demonstrarem liderança em torno da questão do manejo da água. 

Segundo Galli, a administração de recursos hídricos não é um tema novo na Nestlé. Há décadas a empresa empenha-se em melhorar a eficiência do uso da água em suas fábricas. “Aprendemos que focar apenas em nossas próprias operações não é suficiente para garantir a resiliência de nossos negócios. Com o passar do tempo, transformamos nossa estratégia hídrica em uma estratégia mais colaborativa, favorecendo o engajamento em ação coletiva no nível das bacias, especialmente em nossa cadeia de fornecimento agrícola. A água é um recurso utilizado por muitas partes interessadas. É somente trabalhando em conjunto que podemos tornar sustentável a gestão local de recursos hídricos”, explica.

A publicação “Nestlé Commitment on Water Stewardship” traz as áreas-chave do compromisso no manejo de água: eficiência no uso da água, qualidade da água dispensada, engajamento na agricultura, acesso à água e saneamento, além de esforços de defesa para promover o valor do elemento. “Podemos ter um impacto real em campo, concentrando-nos nestas áreas prioritárias e reportando os resultados de forma transparente”, afirma o Diretor Técnico. 

Certificação AWS

A Nestlé Waters, uma das empresas que operam sob a marca Nestlé, anunciou recentemente que suas cinco fábricas na Califórnia e sua primeira no Canadá são certificadas pelo padrão AWS, plataforma de referência para os que estão no setor público, empresas e sociedade civil, e que estejam genuinamente comprometidos em promover e implementar um bom manejo da água.

De 2011 a 2014, a Nestlé participou do processo, com várias empresas, que foi usado para desenvolver o padrão da AWS, que surgiu da necessidade de estabelecer uma linguagem comum para definir a gestão de recursos hídricos.

“Estamos convencidos de que a obtenção da certificação nos permite comunicar melhor sobre nossas boas práticas. Ela permite que nos afastemos de autodeclarações de bom manejo da água e, em vez disso, temos um processo terceirizado crível com organismos de avaliação de conformidade que chegam aos nossos locais e analisam nossas práticas de forma profunda antes de liberar as certificações da AWS”, esclarece.

O manejo da água diz respeito aos esforços pré-competitivos de várias organizações. “O envolvimento com o processo da AWS proporcionará confiança e credibilidade ao longo do tempo para aqueles que atendem aos seus princípios e critérios. O AWS é o único padrão para água que foi construído com base em um processo confiável de participação múltipla”, conclui Galli.

Mais informações sobre a Conferência Global de Padrões de Sustentabilidade e inscrições no site: https://www.isealalliance.org/get-involved/conference.

Fonte: Camila Lopes

Tags:   S.Paulo nesté certificado
publicidade