Com pouco mais de um mês da realização da triagem, que aconteceu entre os dias 11 E 13 de setembro, o 2º Mutirão de Cirurgias Eletivas já atendeu 150 pacientes de Medeiros Neto, em cirurgias nas áreas de cálculo na vesícula, hérnia umbilical, inguinal ou epigástrica, histerectomia (retirada total do útero), bolsa de colostomia e amígdalas, adenoide e tireoide.
Os procedimentos foram realizados na cidade de Teixeira de Freitas, em três datas (05, 26 e 27 de outubro), com revisões marcadas para 48 pacientes, no dia 06 de novembro. O transporte, lanche e toda assistência necessária são disponibilizados pela Prefeitura.
De acordo com o secretário da Saúde, Dr. Alex Serapião, o Mutirão atende uma grande demanda reprimida, e diminui as filas de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). “Nossa meta é reduzir, ao máximo, a demanda do município de Medeiros Neto. No 1º Mutirão conseguimos encaminhar quase 100 pacientes para a realização destes procedimentos e, neste 2º Mutirão, foram mais 150; o que já nos faz chegar perto de nosso objetivo. Nós da Secretaria de Saúde, juntamente com a Prefeita Jadina Paiva, estamos trabalhando para realizar mais ações como estas, que aceleram o atendimento e proporcionam maior qualidade de vida para nossa gente”, afirmou o secretário.
O Mutirão é um programa do Governo do Estado, executado pela SESAB, em parceria com a Secretaria de Saúde e Prefeitura de Medeiros Neto.