Publicidade publicidade

Mulheres com HPV enfrentam maior risco de morte por doenças cardiovasculares

Por Neuza em 21/06/2024 às 16:56

Mulheres com HPV enfrentam maior risco de morte por doenças cardiovasculares

Foto: Reprodução/internet

Um estudo publicado no European Heart Journal descobriu que mulheres têm quatro vezes mais chances de morrer de doenças cardiovasculares se tiverem uma infecção com uma cepa de alto risco do papilomavírus humano (HPV).

O HPV é uma infecção muito comum e cepas de alto risco são conhecidas por causar câncer do colo uterino (câncer cervical). Pesquisas anteriores sugeriram que o HPV também pode contribuir para o acúmulo de placas perigosas nas artérias. No entanto, este é o primeiro estudo a mostrar uma ligação entre a infecção por HPV de alto risco e as mortes por doenças cardiovasculares.

O estudo incluiu 163.250 mulheres coreanas jovens ou de meia-idade que não tinham doença cardiovascular no início do estudo. Essas mulheres realizaram uma variedade de testes de triagem de saúde, incluindo triagem cervical para 13 cepas de alto risco do HPV. Elas retornaram para exames de saúde a cada ano ou dois, em média, por oito anos e meio.

Após analisar os resultados dos testes de HPV das mulheres e os dados nacionais sobre mortes por doenças cardiovasculares, os pesquisadores descobriram que mulheres com HPV de alto risco tinham um risco significativamente maior de bloqueio das artérias, morte por doença cardíaca e morte por acidente vascular cerebral, em comparação com mulheres que não tinham uma infecção por HPV de alto risco.

Os pesquisadores destacaram a importância de um cuidado abrangente para pacientes com HPV de alto risco, monitorando especialmente a saúde cardiovascular daqueles com obesidade ou outros fatores de risco. Eles também enfatizaram a necessidade de mais pesquisas para determinar se a infecção por HPV de alto risco tem efeitos semelhantes em homens e se a vacina contra o HPV pode prevenir mortes por doenças cardíacas.

Os achados deste estudo podem ter implicações substanciais para estratégias de saúde pública, destacando a importância da vacinação contra o HPV na redução dos riscos cardiovasculares a longo prazo.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehad829.

Fonte: Boa saúde

Tags:   HPV
publicidade