Publicidade Davaca novo

Mucuri usa UTI aérea para transferir segundo paciente grave em menos de uma semana

Por Neuza em 22/03/2021 às 13:55

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, transferiu no início da tarde deste sábado (20/03), uma paciente em estado grave após infectar-se pela Covid-19. Ela estava internada na Ala da Covid do Hospital São José (HSJ) de Itabatã, desde o início do mês de março e com o agravamento do seu quadro respiratóriofoi preciso agilizar as condições para se conquistar uma UTI Aérea no intuito da sua transferência para uma unidade com maiores recursos em Salvador.

A UTI Aérea da Aviação Abaeté Linhas Aéreas, uma articulação junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) em Itabuna, pousou no Aeroporto da Suzano, no distrito de Itabatã, às 13h35 e decolou às 14h30. A paciente, de 65 anos, moradora do bairro São José Operário, no distrito de Itatabã, teve o exame confirmando de sua contaminação no dia 24 de fevereiro e em 3 de março foi internada no Hospital São José.

O marido dela, de 71 anos, foi transferido nesta última sexta-feira (19) para uma unidade de UTI na cidade de Eunápolis. A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu uma UTI Terrestre para fazer o seu transporte de Itabatã para Eunápolis.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, disse que o município tem feito todos os esforços e promovido todos os incentivos possíveis em favor das unidades de saúde do município, especialmente do Hospital São José de Itabatã para que a demanda na saúde pública não sofra nenhuma perda prematura e, que o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa (DEM) tem dado todo suporte necessário à Secretaria de Saúde para trabalhar e promover ações emergenciais, especialmente em combate ao avanço da Covid-19 no município.

Outra UTI aérea

No último dia 14 deste mês de março, a Prefeitura de Mucuri já havia feito a transferência via UTI aérea, de uma criança de 1 ano e 7 meses, que teve cerca de 25% do corpo atingido por água fervente. O menino foitransferido para uma unidade especializada de queimados do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. O avião pousou no Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, às 19h, onde uma ambulância do SAMU de Mucuri já estava com o pequenoEnzo Gabriel, sendo que logo em seguida o voo da vida partiu rumo à capital do estado.

Fonte: Bahiaextremosul / Ascom

Tags:   UTI aérea Paciente grave Mucuri
publicidade