A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue o cronograma de vacinação contra a Covid-19. O município já recebeu 430 doses da vacina Coronavac e conseguiu imunizar 221 pessoas, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.
A informação foi atualizada às 17h desta quinta-feira, 28 de janeiro, pela Secretaria de Saúde de Mucuri. Nesta primeira fase a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) está com o público 1, formado por profissionais de saúde que trabalham na linha de frente da pandemia, indígenas aldeados e idosos institucionalizados.
A vacina Coronavac é desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A distribuição das 6 milhões de doses disponíveis foi iniciada na segunda-feira (18), chegando primeiro nas capitais brasileiras.
Mucuri foi o primeiro da região
Na manhã de terça-feira, 19 de janeiro, uma equipe do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul (NRS), órgão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), chegou a Mucuri trazendo o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19. Inicialmente foram destinadas ao município 240 doses da vacina.
A primeira pessoa vacinada foi a técnica de enfermagem Edilma Oliveira Morais, de 61 anos, que coordena o setor de vacinas no município e é a responsável por imunizar os seus colegas que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. Logo depois foram vacinados o técnico em radiologia José Carlos Nunes Coelho e a médica Júlia Caroliny Nogueira Borges.
Presentes no ato que marcou o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus em Mucuri, o prefeito Roberto Figueiredo Costa ‘Robertinho’; o secretário municipal de Saúde Fernando Jardim; Rodrigo Kuada, diretor do Núcleo Regional de Saúde (NRS) e profissionais de saúde do município.
“Em Mucuri estamos seguindo rigorosamente os protocolos do Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Estamos imunizando os públicos prioritários e à medida que novas doses forem chegando, avançaremos, até chegarmos na população em geral”, informa o prefeito Robertinho.
Mucuri ultrapassa os 50% de vacinação das doses recebidas da Coronavac
Fonte: Neuza Brizola/Ascom