A cidade de Mucuri sediou nos últimos três dias (09, 10 e 11 de abril), a reunião sindical do colegiado da diretoria da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado da Bahia (FEDACSE) no auditório da Pousada Tarumã, quando o município de Mucuri foi palco de um marco histórico para os profissionais da saúde pública no estado, realizando o primeiro encontro estadual da categoria na região do extremo sul baiano.
O evento reuniu lideranças, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) de todos os cantos da Bahia, incluindo representantes dos 21 municípios da região, com o objetivo de promover debates, trocar experiências e fortalecer políticas públicas voltadas para a cidadania, a saúde e o bem-estar dos profissionais da categoria.
José Félix dos Reis Filho, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Extremo Sul da Bahia (SINDACESB) e 1º vice-presidente da FEDACSE, destacou a importância do encontro para o fortalecimento do diálogo entre a sociedade civil e o poder público. Segundo ele, foram votadas as principais pautas da categoria, em um momento de grande avanço para a representatividade sindical e, que a escolha de Mucuri para sediar o evento se deu pelo bom relacionamento que a categoria mantém com a administração municipal do prefeito Robertinho.
A presidente da FEDACSE, Zelar Portela, disse que o encontro em Mucuri serviu para categoria unir força e compromisso, onde se estabeleceu um momento de diálogo, troca de experiências e fortalecimento da luta pelos direitos dos ACS e ACE. Zelar Portela afirmou que o evento também serviu como preparação para o 1º Encontro Estadual da FEDACSE, agendado para os dias 5 e 6 de junho de 2025, em Salvador. O encontro será realizado no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários da Bahia e deverá reunir ainda mais representantes da categoria.
Lideranças sindicais de outras regiões do estado também marcaram presença. Gilvan Ferreira, presidente do SINDACSOESTE de Barreiras – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Oeste da Bahia, considerou o evento um sucesso, com avanços significativos em propostas para a valorização e melhoria das condições de trabalho dos agentes. Já Erenaldo Jorge, presidente do SINDRACS de Riachão do Jacuípe – Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Centro Leste da Bahia, elogiou a escolha de Mucuri como sede do encontro, destacando o apoio local e o papel fundamental do município no fortalecimento da categoria.
“O evento em Mucuri reafirmou o protagonismo dos agentes comunitários e de combate às endemias como peças-chave para a saúde pública baiana, num momento em que a união e o reconhecimento profissional se mostram mais urgentes do que nunca”, salientou a presidente Zelar Portela, da FEDACSE – Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado da Bahia.
Durante o primeiro dia da reunião sindical do colegiado da diretoria da FEDACSE, realizada em Mucuri, o município marcou presença institucional através do chefe de Gabinete e secretário Municipal de Administração, o advogado Robson Carlos. Representando a gestão municipal, ele compôs a mesa de abertura do evento e recepcionou os congressistas, reafirmando o compromisso da administração local com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Robson destacou a postura do prefeito Robertinho, que tem mantido um canal aberto e respeitoso com as classes sindicais, em consonância com os compromissos assumidos com os profissionais da saúde.
Já no segundo dia, quem representou a Prefeitura de Mucuri foi o diretor Municipal de Comunicação Social, o jornalista Athylla Borborema. Em sua intervenção, Athylla elogiou a postura do SINDACESB, destacando a seriedade da entidade ao manter um diálogo ético e livre de politicagem com a administração municipal. Ele ressaltou ainda o perfil democrático do prefeito Robertinho, sempre disposto ao diálogo, especialmente com categorias que primam pela responsabilidade e bom senso. O jornalista também fez questão de reconhecer o trabalho do secretário municipal de saúde, Fernando Jardim, na mediação dos trabalhos com os ACS e ACE e interlocução com a categoria, e diante de uma plateia formada 90% por visitantes, o jornalista aproveitou a ocasião para apresentar as riquezas culturais e belezas naturais do município de Mucuri.