Uma matéria publicada na noite desta quinta feira (10), no jornal da TV Santa Cruz, mostrou a precariedade que alunos do Assentamento Jequitibá, no distrito de Mucuri, assistem às aulas.
Segundo a matéria, a escola que existe no assentamento não é suficiente para acomodar todos os alunos, por isso, alguns estudantes são obrigados a assistir as aulas debaixo de um barracão que só tem a cobertura e nenhuma parede. Cadeiras velhas e caindo aos pedaços completam o desconforto de professores e alunos, nem mesmo um quadro existe.
A escola que fica ao lado do espaço improvisado tem 37 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental matriculados, como o espaço é pequeno e cabem todos, alguns estudam debaixo do galpão. Os banheiros sem portas e em péssimas condições ficam do lado de fora, expondo as crianças ao sol e a chuva quando precisam usá-los.
A secretária de Educação do município informou a TV Santa Cruz, que assumiu a pasta em novembro de 2017 e os problemas já existiam. Disse, também que já foi feita uma licitação para a reforma da escola, mas a empresa vencedora teve problemas de documentação. E ainda não tem prazo para que a reforma seja feita.
Enquanto isso, as crianças e os professores vão se virando como podem para conseguir fechar o ano letivo.