Na tarde desta quinta-feira (28), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itamaraju, deflagrou uma operação para cumprimento de cinco mandados de prisão temporária contra suspeitos de integrar uma organização criminosa voltada a roubos, tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo no município.
De acordo com as investigações, o grupo seria responsável por diversos crimes, entre eles o assalto a uma loja de materiais de construção, ocorrido em 5 de agosto deste ano, em Itamaraju. A ação policial também impediu a execução de pelo menos três roubos que estavam sendo planejados contra comércios de cacau e café na região.
As apurações apontaram ainda que detentos custodiados no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas davam ordens de dentro da prisão, utilizando intermediários para comandar roubos e liderar o tráfico de drogas na cidade. A estrutura criminosa era dividida em funções: liderança, preparação das drogas (corte, pesagem e embalagem), distribuição para os pontos de venda e comercialização direta aos usuários.
Foram presos Jhoni Pereira da Cruz (24), Rodrigo Lima dos Santos (26), em Itamaraju; além de Daniel Mota de Santana (30), Elane Gomes Paulo (24) e Lucas Almeida de Souza (25), já detidos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.
Durante a operação, Rodrigo Lima, que atuava como mototaxista, foi surpreendido em via pública com 133 pinos de cocaína e autuado em flagrante. Em outra ação, Anna Lívia Souza Wasconcelos (26) também foi presa em casa por tráfico de drogas.
A Polícia Civil destacou que a operação integra as estratégias de enfrentamento às facções criminosas que atuam no Extremo Sul do estado, com objetivo de devolver segurança à população e enfraquecer a atuação do crime organizado em Itamaraju.