Na madrugada desta terça-feira (18), faleceu aos 72 anos o perito criminal e ex-coordenador do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, Paulo Roberto Libório Teixeira Viana. Ele estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, onde tratava um câncer.
Com uma carreira marcada pela excelência profissional, Paulo Libório desempenhou papel fundamental na elucidação de crimes e na produção de provas periciais no DPT de Itabuna. Sua dedicação à justiça e sua postura ética eram reconhecidas por todos os colegas de trabalho.
Natural de Teresina, Piauí, Paulo Libório mudou-se ainda na infância para a Bahia. Ele possuía formação em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), além de cursos em Engenharia Florestal e especializações na área técnica e de comunicação política.
Antes de ingressar na Polícia Civil, trabalhou por 16 anos como químico no Polo Petroquímico de Camaçari. Em 1986, iniciou sua atuação na segurança pública como agente da Polícia Civil, tornando-se perito criminal em 1998. Em 2001, foi um dos responsáveis pela implementação do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus, onde foi o primeiro coordenador regional. Em 2015, assumiu a coordenação do DPT de Teixeira de Freitas, abrangendo 13 municípios do extremo sul baiano. Em 2017, retornou a Itabuna, onde seguiu atuando até seu falecimento.
Residente no bairro São Caetano, em Itabuna, Paulo Libório era admirado por sua disposição em colaborar com a imprensa e fornecer informações essenciais para o jornalismo investigativo.
Ainda não foram divulgadas informações sobre o local do velório e o horário do sepultamento. Amigos, familiares e colegas aguardam detalhes para prestar suas últimas homenagens a este profissional exemplar, cujo legado continuará na história da segurança pública na Bahia.