A arte nacional está de luto pela morte do ator Cecil Thiré, que nos deixou nesta sexta-feira (9), enquanto dormia em sua casa, no Rio de Janeiro. O artista de 77 anos era filho único da atriz Tônia Carrero, que faleceu aos 95 anos.
O artista que sofria de Mal de Parkinson, deixa três filhos: Luisa, Carlos e Miguel Thiré. Ator e diretor de TV renomado iniciou no ofício aos 18 anos, integrando o elenco das principais novelas brasileiras: Roda de Fogo, Top Model, A Próxima Vítima, Cidadão Brasileiro, só para citar alguns dos projetos.
Mal de Parkinson
Único filho de Tônia Carrero, falecida em 2018, Cecil Thiré está com Mal de Parkinson. O ator de 74 anos esteve no funeral da mãe abatido, numa cadeiras de rodas. Segundo familiares, o quadro agravou com o choque pela morte da artista.
"Ele perdeu a capacidade de andar e em certas horas do dia fala muito mal. Cecil ficou muito abalado com a morte da mãe. As fotos que foram feitas no velório refletem a tristeza do momento. Os pacientes com Parkinson reagem muito mal ao estresse emocional", disse Leonardo Thierry, sobrinho de Tônia e primo do ator, ao jornal Extra.
De acordo com a publicação, Cecil Thiré tem se tratado com o neurologista José Mauricio Godoy, o mesmo que cuidou de Tônia Carrero. Na terça-feira (6), um dia depois do velório, ele foi a uma consulta que já estava marcada e a avaliação do quadro atual foi de melhora.
A doença do ator é diferente da que levou Tônia Carrero, aos 95 anos, à morte.
"Ela tinha uma doença não muito conhecida chamada hidrocefalia oculta. É uma doença congênita, que ela herdou da mãe dela, D. Zilda Portocarrero, que terminou a vida exatamente da mesma maneira. Muitas vezes disseram que Tônia tinha Alzheimer, o que não é verdade. Ela perdeu a capacidade de andar e falar, mas ficou lúcida até o fim", explicou Leonardo.