Publicidade Davaca novo

Modeladores para cabelos masculinos: qual usar?

Conheça as diferenças entre gel, cera, pomada, mousse e sprays finalizadores e saiba qual é o ideal para seu penteado

Por Neuza em 27/04/2018 às 07:54

Gel: aspecto "molhado" e forte fixação são suas características - FOTO: ThinkStock

Homens de todo o mundo já usaram alguma coisa para dar um tapa nos cabelos. À sua moda fizeram empinaram topetes, esculpiram moicanos, controlaram cachos e fizeram outros penteados. Já usaram vaselina, óleo de milho e até gema de ovo, dá para acreditar? Mas ainda bem que a ciência avançou e colocou no mercado uma variedade de produtos. São tantas opções que chega a ser normal não saber ao certo as diferenças entre os modeladores e qual se encaixa melhor com seu estilo de cabelo ou penteado desejado. Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre eles. Confira


Pomadas deixam o cabelo com baixo brilho e forte fixação, dependendo do modelo. Após sua aplicação é possível moldar o cabelo novamente - FOTO: ThinkStock

Gel

Admita, você também já usou. O diferencial do gel é seu efeito “molhado” e a forte fixação, que permite penteados de deixar, literalmente, o cabelo em pé. No entanto, se você usar gel não haverá a possibilidade de moldá-lo ao longo do dia . Apesar do forte brilho ter sido por muito tempo a ‘cara’ do gel, algumas marcas (mais caras) já vendem gel sem tal efeito.


Com o passar do tempo, os géis foram se desenvolvendo e alguns já apresentam protetor solar em suas fórmulas, o que é uma muito bom para proteger o couro cabeludo dos raios ultravioletas. Hoje em dia não há muitos géis com álcool em sua composição, mas se você encontrar algum, evite-o. Segundo o médico Marcelo Pitchon, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, o gel com álcool pode irritar o couro cabeludo e ressecá-lo. Marcelo também alerta que em pessoas com inflamação no couro cabeludo o álcool pode até provocar dores.


Cera

Com textura mais dura que a do gel (algumas são até comercializadas em bastão), em geral, as ceras não dão muito brilho ao cabelo. Apesar da maioria delas não ter fixação tão forte a ponto de fazer penteados rockabilly, por exemplo, já existem ceras que dão este resultado e ainda mantêm o aspecto natural.


A aplicação de algumas ceras exige que você use pouca quantidade e a esfregue na mão até ela ficar parecida com uma cola. Aí é só aplicar. Cuidado para não aplicar muito: em invés de seu cabelo ganhar mais fixação, ele vai ficar com a aparência que você não o lava há diiias.

imagem

Ceras dão aparência natural, brilho e fixação medianos - FOTO: ThinkStock

Pomadas

Ao contrário das ceras que dão brilho mediano aos cabelos, as pomadas dão um aspecto mais seco, fosco. Elas são tão úteis para fazer penteados mais estilizados quanto para usar no dia a dia. Em sua maioria, as pomadas são vendidas em tubos e, bem, têm consistência de pomadas.


Mousse

Com média fixação e alto brilho, as loções são uma ótima opção para quem pretende fazer penteados clássicos, com o cabelo jogado para trás. Não espere conseguir arrepiar seus cabelos com as loções de modelagem. Para cabelos ondulados, as loções podem se mostrar bastantes eficientes para controla-los e defini-los.

imagem

Mousses podem ser bons finalizadores para fazer penteados para trás e para controlar cabelos ondulados - FOTO: ThinkStock

Spray

Existem diversos tipos de sprays para cabelos. Uns são melhores para dar brilho e outros para a fixação. Apesar da grande variedade desses produtos, no geral, eles não deixam os cabelos grudentos e são melhores para fixar do que para modelar.

imagem

Spray: com ele é possível fazer penteados que necessitam forte fixação. Após aplicado, não será fácil modelar o cabelo novamente -FOTO: ThinkStock

Fonte: Areah

Tags:   Penteado Modeladores
publicidade