A última sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Teixeira de Freitas, realizada na noite desta terça-feira, 9 de dezembro, teve como pauta eleger o novo presidente para o biênio 2015/2016. A sessão foi presidida pelo então presidente Ronaldo Cordeiro.
Com o plenário lotado e muita polemica o vereador líder do governo, Tomires Barbosa, "Miro" (PTB), foi eleito com 13 votos contra 06 do vereador Ariston Pinheiro (PP).
Ariston encabeçou a chapa derrotada com os vereadores, Domingos Donato (PSC), 1º secretário, Adalgisio Rodrigues (PR) 2º secretário, e o vereador Aguinaldo da Saúde (PDT).
Simpatizantes do vereador Miro, acompanharam a votação com gritos de incentivos e vaias aos opositores. Grande parte do alto escalão da prefeitura, acompanhou com grande interesse o desfecho da votação que elegeu o vereador Miro como presidente. Antes da votação, o vereador Aguinaldo em um discurso exaltado antecipou o resultado da eleição e anunciou a derrota da própria chapa formada por opositores ao executivo local.
A votação secreta aconteceu após uma pausa de 10 minutos para composições e inscrições das chapas I e II. Segundo Ariston, as vésperas da eleição chegou-se a pensar na formação de uma chapa única, mas a alternativa foi descartada depois de novas articulações. Exaltado o vereador Ariston Pinheiro acusou os vereadores Adriano Souza (PTN) e Juvenal das Laranjas (PTN), de tentar negociar o apoio em troca de um veículo Colbert e a quantia de R$ 50.000 (cinquenta mil reais) para cada um. Segundo Ariston, ele tem em mãos o orçamento feito pelos vereadores que tentaram vender o voto, e que ele (Ariston) vai levar a denuncia ao Ministério Público.
Miro Barbosa falou que em sua gestão dará continuidade ao processo legislativo democrático e processo transparente, com participação nas ações, não só da mesa diretora, mas com diálogo estendido a todos os 19 vereadores buscado maior sensibilidade às questões ligadas a sociedade. Quanto a polêmica criada pelos opositores sobre as negociações para que ele fosse eleito, ele disse que sempre viveu para o seu trabalho e para a igreja, falou da sua luta para se eleger vereador, " se fui eleito foi porque Deus quis, não tinha dinheiro e estava envolvido com dois projetos da igreja e do Levanta-te, tudo que eu tenho foi Deus que me deu, eu cuido das coisas de Deus e Deus cuida das minhas coisas"
A nova mesa diretora pra o biênio 2015/2016 foi composta da seguinte forma:
Presidente - Tomires Barbosa, "Miro" (PTB)
Vice-presidente - Yuri da Tajon (PR)
1º Secretário - Adriano Souza (PTN)
2º Secretário - Juvenal das Laranjas (PTN)