X
Publicidade Davaca novo

Ministério do Esporte realizou formação para monitores de Teixeira de Freitas

Por Neuza em 23/09/2015 às 17:17

 

 

 

Aproximadamente cem pessoas participaram da formação realizada pelo Ministério do Esporte com parceria com o Ministério da Educação "Esporte da Escola” realizado na Escola Municipal Gilberto Cardoso em Teixeira de Freitas. O curso, com carga horária de 20 horas, atendeu aos monitores do Programa Mais Educação, professores de Educação Física atuantes em Escolas do Município e educadores sociais nos dias 14 e 15 de setembro. Para a abertura e também para o encerramento, os estudantes atendidos pelo Programa deram show, com apresentação da oficina de práticas circenses, da escola anfitriã sob orientação do professor Valdir, e de violão da Escola Bela Vista sob a orientação dos monitores Diego, Tamires, Fred e Valdenilton.

 


 

A iniciativa de trazer a formação foi da Coordenação do Mais Educação/ Secretaria de Educação do Governo Municipal. Por ser cidade polo, Teixeira de Freitas recebeu ainda os monitores de Itanhém, Prado (Cumuruxatiba), Vereda e Medeiros Netos (Nova Lídice). Em Teixeira de Freitas 34 escolas aderiram ao Mais Educação, destas 70% possuem oficinas na área do esporte. As escolas, ao aderirem ao programa, selecionam atividades dentro dos macrocampos, entre eles, o Esporte e Lazer.

 

 

O Ministério do Esporte enviou equipe com seis pessoas, sendo uma técnica do Ministério, Aline Mesquita, e cinco formadores: Luís Rocha, Luís Vitor Castro, Cristiano Vieira, Ariadne Costa e Denise Freitas. Eles trabalharam conteúdos práticos e teóricos alternadamente, numa dinâmica que manteve todos envolvidos e saldo de zero desistentes, "já estamos esperando os próximos”, diziam os participantes. Os profissionais receberam orientações sobre a aplicação dos ensinamentos e um kit com quatro livros didáticos para consulta ao longo do desenvolvimento dos trabalhos.

 

 

A técnica Aline Mesquita explicou que as escolas que optam pela modalidade Esporte da Escola têm a vantagem de trabalhar diversas vivências e que o incentivo à prática esportiva se dá por meio do futebol, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, dança, ginástica, esportes de aventura, jogos e brincadeiras, tendo o atletismo como base.

 


 

A coordenadora do Mais Educação em Teixeira de Freitas, Claudia Monti, destacou o empenho das equipes envolvidas como o principal fator positivo "tenho que agradecer, pois a equipe da Escola que nos recebeu [Gilberto Cardoso] foi fantástica, o engajamento da equipe da Secretaria de Educação foi muito importante, o apoio que eu recebei da equipe local de coordenadores do Mais Educação foi simplesmente fundamental para o sucesso do nosso evento”, disse ela, que pontuou ainda a metodologia utilizada pelos formadores que "trouxeram um novo olhar, oferecendo subsídios quanto o planejamento para a prática esportiva na escola, bem como, para outros espaços”, elogiou.

 

Com o Mais Educação, os estudantes são selecionados pela direção de cada escola para participar das oficinas e devem estar presentes sempre em horário oposto ao que estão em sala de aula. O objetivo promover a educação integral, dando às crianças e adolescentes a oportunidade de desenvolver outras aptidões nas diversas áreas do conhecimento, além de ocupar o tempo ocioso, afastando-as dos perigos das ruas.

Fonte: Raissa Felix

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade