Publicidade Davaca novo

Meio Ambiente, Obras e Defesa Civil começam desocupação de áreas invadidas na entrada de Mucuri

Por Neuza em 15/03/2021 às 16:45


No início da manhã desta segunda-feira, 15 de março, através de uma ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente e Obras, além da Coordenadoria de Defesa Civil, foi dado início ao trabalho de retirada de entulhos e aterros ilegais que ao longo dos últimos anos suprimiram vegetação e impactaram negativamente a área de manguezal que fica ao longo da ciclovia, na entrada da cidade de Mucuri.

Neste primeiro momento, segundo Ronildo Brito (secretário municipal de Meio Ambiente), as máquinas removeram todos os aterros ilegais, que ao longo dos anos acabaram com áreas alagadas, sufocaram a vegetação nativa e afugentaram as espécies comuns nos manguezais. “Após a retirada de todo esse material, vamos fixar placas educativas e fiscalizar diuturnamente para que nenhuma invasão possa acontecer no local e logo em seguida iniciaremos o cadastramento das pessoas que já são residentes, pois a nossa intenção e realocá-los em outro lugar”, diz.

Já o secretário municipal de Obras, Victor Augusto Santos, que é engenheiro civil, relata que após a retirada dos entulhos, será feita uma espécie de selagem ao longo do trecho, impedindo a ação de novos invasores. “Esse trabalho, além de proteger o meio ambiente, possibilita a requalificação do lugar, para receber outros benefícios de agora pra frente”, explica.

De acordo com Fernando Firmo, coordenador da Defesa Civil, vinha acontecendo um forte processo de degradação e crime contra o meio ambiente ao longo da maior parte desta área do perímetro urbano da cidade, sem que o poder público municipal adotasse qualquer ação de fiscalização. “Agora a gestão municipal começa a agir nesta área de extrema importância para nossa cidade. Este mesmo trabalho precisa acontecer em outros pontos do município, afinal temos leis que precisam ser cumpridas”, comentou.

As áreas onde as máquinas removeram os aterros ilegais foram demarcadas e oficialmente embargadas. Dois fiscais de Obras e um de proteção ao Meio Ambiente foram os responsáveis pelas fotografias e vão produzir os relatórios e o devido processo administrativo.

No total, de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ronildo Brito, foram retiradas mais de uma dezena de caçambas trucadas de entulhos e aterros, material que ganhou destinação devida. “Esse é o nosso dever de proteger e manter o meio ambiente vivo”, taxou.

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Meio Ambiente Obras e Defesa Civil começam desocupação de áreas invadidas na entrada de Mucuri
publicidade