Depois e sete anos, a cidade de Medeiros Neto volta a comemorar com desfile cívico o 07 de setembro. Com a participação das escolas municipal e de entidades, milhares de pessoas puderam assistir o desfile que enalteceu a história do município e reviveu momentos épicos e nostálgicos da vida dos medeirosnetenses.
A prefeitura de Medeiros Neto através da Secretaria de Educação e Cultura, administrada por Maria de Lourdes Santos da Silva Souza, promoveu o desfile cívico que contou através das escolas e de seus alunos, a história desde a sua criação, a cultura e tradições de sua gente.
O prefeito Nilson Costa, principal incentivador da preservação da cultura medeirosnetense, acompanhado da primeira dama Graça Costa e de autoridades assistiu o desfile do palanque armado na Praça 07.
Participara do desfile além dos estudantes das escolas municipal, alunos da APAE, Igreja Adventista com o Clube dos Desbravadores Guerreiros da Montanha, Igreja Assembleia de Deus com a escolinha Servos do Senhor, IFBahiano, Departamento de Esportes, entre outros. O desfile contou ainda com a banda marcial Resgate, uma parceria da Igreja Assembleia de Deus com a Secretaria de educação e a banda marcial de Nova Lídice.
Encantando o público presente, os alunos reviveram os antigos carnavais, as vaquejadas, as antigas serenatas, e a maior festa nordestina do estremo sul da Bahia, o São João, ou melhor, o “Arraiá da Água Preta”. Também foram lembrados os desbravadores e as comunidades ciganas e circenses que fizeram e ainda fazem parte da comunidade.
O desfile de 7 de setembro veio para resgatar uma tradição da cidade que ficou esquecida por vários anos e mostra o compromisso do prefeito Nilson Costa com o futuro das novas gerações, preservando o passado e construindo o amanhã.