Com o intuito de aumentar os repasses do Ministério da Saúde ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, de Medeiros Neto, após reformas e adequação da Unidade, realizada pela Prefeitura, e criação de projeto, feito pela equipe, o município recebeu, no início do mês, a visita Técnica do Ministério da Saúde, Eliene Schebeliski e da Coordenadora Central Regional do Samu de Teixeira de Freitas, Rosana Vaz para qualificação da Unidade.

Com a qualificação, o repasse, que era de R$14.000 (quatorze mil reais) passa ser de R$21.000 (vinte e um mil reais) por mês, para investimentos no SAMU, em termos de equipamentos, medicamentos e capacitação dos profissionais, para o atendimento da comunidade.

De acordo com Danilo Bravin, chefe do SAMU em Medeiros Neto, “isso se deve ao empenho da Administração Municipal, na pessoa da prefeita Jadina e do Secretário de Saúde, Dr. Alex Serapião, que, sabiamente, investiram nas reformas da estrutura física, em insumos e em profissionais para o atendimento, o que possibilitou que o município pudesse requerer, junto ao Ministério da Saúde, a qualificação da Unidade do SAMU e a mudança de nível de qualidade de atendimento de urgência e emergência”.

“Só conseguimos avançar quando trabalhamos, em conjunto, com pessoas competentes e resolutivas, por isso, estamos recebendo mais este benefício. A qualificação do SAMU significa mais tranquilidade e conforto para nossos pacientes, mais qualidade no atendimento. Quero agradecer à nossa prefeita e toda equipe do SAMU”, disse o secretário, Dr. Alex Serapião.
Ainda segundo Danilo Bravin, o Ministério da Saúde avalia os parâmetros de atendimento, condições estruturais da Unidade, quadro de funcionários, documentos, checagem de medicamentos e materiais, que ficam disponíveis no interior da Unidade Móvel. “Absolutamente tudo é verificado”, disse ele.
