20 anos após a privatização das telecomunicações no Brasil, e apesar dos esforços da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, em criar meios para a universalização dos serviços das agências no país, ainda existem regiões que seguem sem sinal de telefonia móvel.
No entanto, a partir dos pedidos e as articulações da prefeita Jádina Paiva (PP), junto à Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA/BA) e ao governador Rui Costa (PT), uma torre com sinal da TIM será disponibilizada, através do projeto FalaBahia, para acabar com esse problema na referida localidade.
O governador se pronunciou sobre a novidade nesta terça- (03) durante o programa “PapoCorreria”, e reforçou, através de sua pagina na rede social Instagram, no inicio da tarde desta quarta (04). De acordo com a postagem, Itupeva está entre as localidades com ativação de sinal até mês de junho deste ano.
“Se tem uma coisa que o pessoal pede nessas agendas do interior é o sinal de telefonia para distritos dos municípios, especialmente na zona rural. Divulgamos ontem no PapoCorreria e reforço aqui para você acompanhar. Essas são as localidades que já receberam ou vão receber, em breve, o projeto FalaBahia. Agora, quando a gente fizer nossas selfies, vamos poder compartilhar”, finalizou.
O projeto já está na fase de processo de licença ambiental, mas, como não existe nenhuma torre ou sina da empresa TIM nas proximidades de Itupeva, será necessário antes instalar uma torre da operadora na sede de Medeiros Neto; desta forma, o sinal será captado das torres de Teixeira de Freitas, reproduzindo em Medeiros Neto e repetido em Itupeva e, provavelmente, em Ibirajá, distrito de Itanhém, que também está na lista.
A TIM é considerada uma das melhores e maiores operadores de telefona do Brasil e opera nas redes GSM, EDGE, WCDMA, HSDPA, 3G E 4G.