Ator recorda como deu vida a Ronaldo Bôscoli na minissérie e fala sobre previsão de voltar à TV: 'Não faço a menor ideia'
Antes do Félix de Amor à Vida (2013) ou dos gêmeos Miguel e Jorge de Viver a Vida (2009), Mateus Solano brilhou na TV com um papel que marcou sua carreira. O ator deu vida ao jornalista, compositor e produtor musical Ronaldo Bôscoli na minissérie Maysa - Quando Fala o Coração. Exibida em 2009, a série volta à TV na noite desta sexta dentro especial Luz, Câmera 50 anos.
"Esse papel me ensinou muito a fazer televisão, como é o dia a dia, para eu me preparar para depois pegar os gêmeos. Foi sinistro", lembra ele, que confessa gostar de se ver na TV. "Sou perfeccionista. Estou sempre me assistindo", assume Solano, empolgado com a nova exibição da minissérie, agora em formato de telefilme.
Para recriar o personagem que marcou a música brasileira, o ator conta que fugiu de estereótipos e de imagens que os amigos tinham de Ronaldo Bôscoli e focou na autobiografia do compositor publicada em livro.
"O jeito de ele escrever e falar sobre si próprio e sobre as pessoas era para mim a coisa mais reveladora, mais do que qualquer visão externa. Foi muito importante para mim. A forma que ele tinha de escrever sobre os outros era muito mais rica que a opinião de uma outra pessoa", lembra.
"O Jayme (Monjardim, diretor da série e filho de Maysa) também me ajudou muito a entender quem era o Bôscoli dentro da trama, quase um papel de vilão, mas um vilão delicioso", completa.
Das gravações. Solano lembra a seriedade que havia na hora de rodar as cenas. "Era um clima de muita concentração. Uma homenagem desse filho para essa mãe. O mais impressionante era a frieza do Jayme, no bom sentido, em tratar de assuntos tão pessoais de uma forma tão profissional e, ao mesmo tempo, com tanto carinho", recorda.
Seis anos depois da exibição original da minissérie, o ator fala sobre seu crescimento na TV. "Aprendi muito de lá para cá. O que eu considero mais importante é continuar aprendendo. Já estava caminhando naquela época, e continuo caminhando agora, com mais experiência e mais amadurecimento profissional e pessoal também", conta.
E quando a caminhada continua? Na hora de responder sobre sua volta à telinha, Mateus Solano deixa os fãs com água na boca: "Não faço a menor ideia". Para matar a saudade desse grande ator, veja a exibição de Maysa - Quando Fala o Coração. Não perca!
Luz, Câmera 50 anos
O ano em que a Globo completa 50 anos começa com uma reedição inovadora de obras que marcaram a história da televisão. O ‘Luz, Câmera 50 anos’ vai exibir 12 telefilmes extraídos de séries, minisséries e seriados da televisão brasileira. O festival vai ao ar de terça a sexta-feira, após a novela ‘Império’, e após o ‘BBB15’ em sua terceira semana.