Após ter completado exatamente 1 ano de funcionamento, a Maternidade Municipal Materno-Infantil de Mucuri, sediada no Hospital São José em Itabatã, implantada no final de março de 2021 pela atual gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), celebra a marca de 601 partos realizados, procedimentos inéditos nos 252 de emancipação político-administrativa do município de Mucuri.
Desde o processo de planejamento das obras de adaptação na estrutura implantação de equipamentos e contratação de especialistas, o prefeito Robertinho determinou que a Secretaria Municipal de Saúde trabalhasse a conscientização tanto da equipe funcional quanto dos pacientes para a importância do parto 100% humanizado, oferecendo o melhor para as mães que passariam a ganhar seus filhos no município de Mucuri.
Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, o Brasil detém a segunda maior taxa de cesáreas do planeta com 55%, perdendo apenas para a República Dominicana, onde a taxa é de 56%. Desde 1985, a comunidade médica internacional considera que a taxa ideal de cesárea fique entre 10% e 15%.
Para o médico César Fernandes, presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), é preciso mudar o padrão atual. “Desde que esteja correndo tudo bem, o melhor parto para essa mulher, certamente, é o normal. Quando não for possível, e for mandatória a realização de uma cesárea, que se faça a cesárea porque, nestas circunstâncias, será benéfica para mãe e para recém-nascido. Todos nós temos de atender a expectativa das parturientes; afinal são elas as protagonistas”.
De acordo com a Coordenação de Obstetrícia do Hospital São José de Itabatã (HSJ), ao comemorar a marca de 601 partos dentro de 1 ano de funcionamento da maternidade, é preciso ainda cuidar dos números que acompanham a realidade brasileira. “Desses 601, temos 273 partos normais, o que corresponde a (45,43%) e 328 partos cesarianos (54,57%). No entanto, estamos trabalhando dia e noite, cada vez deixando o ambiente e cuidado mais humanizado, favorecendo o empoderamento feminino e a luta pelo parto normal adequado e seguro para o binômio mãe-bebê”, festejou o secretário de saúde Fernando Jardim.
Não somente a equipe de saúde comemora este primeiro ano de funcionamento da maternidade, como também o prefeito “Robertinho”, que aproveitou a celebração para parabenizar a todos os profissionais envolvidos por todo empenho e trabalhos prestados, da mesma forma que felicitou as mães e famílias mucurienses por participarem desta marca histórica. “Nossa forma de administrar Mucuri tem sido pautada nos princípios de cuidado à vida. A que já existe e aquela que chega ao nosso mundo. O que foi feito pela maternidade nesse primeiro ano é uma vitória de todos os cidadãos. Há 1 ano, os filhos do município de Mucuri nascem ineditamente em território de Mucuri”, celebrou o prefeito Robertinho.