Ilmar Lopes “Mazolla”, secretário Municipal de Cultura e Turismo; Elmário Pereira de Almeida “Zú”, diretor da Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca; Capitão Gabriel Braga Onofre, delegado da Capitania dos Portos em Porto Seguro; Wilson Luiz da Conceição, presidente da Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z-35 e o secretário Célio Pebas, titular da Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca de Mucuri.
A Marinha do Brasil, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro, está percorrendo cidades litorâneas do extremo sul da Bahia com a Delegacia Itinerante, iniciativa voltada para a regularização de embarcações, pescadores e pilotos nos oito municípios da Costa do Descobrimento.
Segundo o capitão de corveta Gabriel Braga Onofre, comandante da Delegacia de Porto Seguro, a ação surgiu diante do número expressivo de embarcações e tripulantes em situação irregular na região. “Nosso objetivo é ampliar a segurança da navegação, prevenir acidentes e preservar vidas no mar”, destacou.
Em Mucuri, os atendimentos ocorreram nos dias 17 e 18 de agosto, na sede da Colônia dos Pescadores, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Agropecuária e Pesca e de Cultura e Turismo, e em parceria com a Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z-35.
Foram oferecidos serviços como renovação da Carteira da Marinha, emissão de 2ª via da Carteira de Habilitação de Amadores, renovação de seguros, além de cadastramento e inscrição de novas embarcações. A iniciativa atendeu pescadores, marisqueiras, ribeirinhos e pilotos de lanchas e motos aquáticas, reforçando tanto a pesca quanto o turismo local.
Para o secretário municipal de Agropecuária e Pesca, Célio Pebas, os resultados foram “extraordinários”, superando as expectativas da gestão. Ele ressaltou que a presença da Marinha fortalece a confiança da comunidade, valoriza o trabalho dos pescadores e gera impactos positivos na organização da cadeia produtiva do mar, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município.
O advogado Benilton Quaresma Lima, atendido pela Delegacia Itinerante, elogiou a eficiência e a cordialidade dos militares, destacando que a iniciativa evita deslocamentos longos até unidades fixas da Capitania dos Portos e representa um avanço significativo para a região.
O capitão Gabriel Braga Onofre também agradeceu o apoio da Prefeitura e da Colônia de Pescadores Z-35, destacando a importância da união entre autoridades locais e Marinha na ampliação do alcance da missão. “É graças a essa parceria que conseguimos regularizar embarcações e tripulações, garantindo acima de tudo a preservação de vidas no mar”, afirmou.
O comandante reforçou ainda que proprietários e tripulantes devem se antecipar na apresentação da documentação necessária para agilizar os atendimentos. O ciclo de atendimentos da Delegacia Itinerante se encerra no próximo dia 20 de agosto, no Porto de Santa Cruz de Cabrália.