
A ação de plantio das manivas em Cachoeira do Mato (Distrito de Teixeira de Freitas), aconteceu nesta quinta-feira (22), faz parte de uma da ações do PAT da Mandiocutura e conta com a participação de produtores da agricultura familiar, beneficiários do termo de permissão de uso dos lotes na localidade e de técnicos e funcionários das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsável pela ação e também do apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços urbanos.

A criação e implantação do maniveiro na localidade possibilitará o melhoramento genético e o aumento da produção de mandioca na região. Cássio Farias, Assessor Técnico da Secretaria de Agricultura do município explica a importância da ação na localidade.

“O maniveiro é o primeiro ponta pé na implantação do projeto de mandiocultura em Cachoeira do Mato que beneficia mais de 30 famílias e tem em sua tutela 32 hectares, destinados ao plantio de mandioca. As manivas plantadas em Cachoeira do Mato foram retiradas do maniveiro da comunidade São Sebastião, primeiro a receber as variedades geneticamente aprimoradas pela EMBRAPA Mandiocutura e Fruticultura de Cruz das Almas, que são a Platina, a Olho roxo e a Formosa. Essa última variedade que melhor se adaptou ao nosso clima com produção de 38 toneladas por hectares em mudas, superando à da variedade Caravela, comumente plantadas na região e com média de produção de 15 toneladas por hectare em manivas”.

“A área usada para a criação do maniveiro é de 2 hectares, sendo ele consorciado entre o viveiro de mudas, horta comunitária, mini agrofloresta que servirá como referência de produção agrícola, ecologicamente correta e a criação de 8 pequenos lotes destinados a agricultores familiares residentes no distrito e com maior dificuldade de locomoção”, concluiu Cássio Farias.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores Ronaldo Cordeiro também participou do momento já que foi um dos principais apoiadores para que este maniveiro fosse implantado no Distrito.