Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde viabilizou novos procedimentos cirúrgicos de pterígio e catarata a 09 pacientes do distrito de Itabatã e comunidades ribeirinhas.
Atualmente o Sistema de Regulação conseguiu zerar a fila de espera e encaminha os pacientes de acordo com a demanda municipal, reforçando o compromisso da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) com a saúde e o cuidado com a população, proporcionando tratamentos de qualidade e melhorando a qualidade de vida dos munícipes.
Estes procedimentos foram realizados em Teixeira de Freitas, pela Clínica Oftalmoclinic, uma referência na região em procedimentos relacionados à visão, com a qual o município de Mucuri possui convênio para atendimentos. Além da cirurgia sem custo nenhum para o paciente, a Secretaria de Saúde ainda disponibiliza transporte em segurança e acompanhamento com técnicos da equipe de Regulação.
Conforme o secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim, caso ainda exista pacientes interessados em participar das cirurgias oftalmológicas ofertadas pelo município de Mucuri, eles devem procurar a Central de Regulação, munidos do encaminhamento do médico oftalmologista.
Catarata
A catarata acontece quando a lente natural do olho – chamada de Cristalino – fica opaca, fazendo com que a visão perca nitidez. O tratamento da catarata é cirúrgico, não havendo outro procedimento ou medicamento para reverter o quadro. O que alarma é a quantidade de casos, pois de acordo com institutos de pesquisa, a catarata atinge 25% dos brasileiros com mais de 50 anos, assim, as filas de espera acumulam pacientes ao longo dos anos.
Pterígio
O pterígio é uma doença oftalmológica que sem tratamento adequado pode prejudicar a visão de quem convive com ela. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental, pois é através dele que o especialista indica o tratamento que mais se adequa ao paciente, podendo ser a cirurgia de pterígio uma das opções. O pterígio é um tumor benigno que surge como defesa do olho à exposição prolongada ao sol ou vento, onde há irritação ocular crônica. Na maioria dos casos, o problema não provoca sintomas, já em outros pode crescer de maneira mais rápida e causar irritação ou distorção da forma da córnea, resultando na diminuição da visão e problemas cosméticos, ou seja, na aparência.