Na tarde do dia 16 de dezembro de 2023, a Polícia Civil da Bahia agiu em resposta a uma denúncia de zoofilia e maus tratos a animais ocorridos pela manhã na zona rural de Eunápolis, mais especificamente no Assentamento Nova Vitória, no interior de um abatedouro. Os policiais em serviço iniciaram uma investigação imediata com o objetivo de identificar o suposto autor desses atos criminosos.
Animal morto
Após diligências, os policiais lograram êxito ao localizar Pedro Clemente Santos, um magarefe de 58 anos, profissional responsável pelo abate de bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos e aves. No interior do estabelecimento, encontraram um cão da raça labrador ensanguentado caído ao solo, amarrado com correntes e corda, já sem vida. Além disso, foi recolhida a faca utilizada no crime.
Faca usada para matar o cadela
Para esclarecimento dos fatos, foram ouvidas como testemunhas o proprietário da cadela e a enteada do autor. Pedro foi interrogado sobre o crime de maus tratos a animais, incluindo a morte do cão, e foi autuado em flagrante com base no Artigo 32, § 2° da Lei 9605/98, que trata dos crimes contra o meio ambiente.