X
Publicidade Davaca novo

Líderes e mestres da cultura popular se reúnem em Alcobaça para discutir Plano de Salvaguarda

Por Neuza em 23/01/2026 às 13:56

Líderes e mestres da cultura popular se reúnem em Alcobaça para discutir Plano de Salvaguarda

Líderes, mestres e representantes da cultura popular do Extremo Sul da Bahia se reuniram no dia 22 de janeiro, em Alcobaça, para debater a construção e o fortalecimento do Plano de Salvaguarda das Cheganças, Marujadas e Embaixadas. O encontro marcou a reunião do Polo II – Extremo Sul da Bahia, promovida pela Rede de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, manifestações reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado pelo Governo da Bahia.

O Polo II reúne grupos tradicionais presentes em diversos territórios de identidade do estado, com forte representação no Extremo Sul. Participaram do encontro a Marujada de São Benedito de Prado, os grupos de Mouros e Cristãos de Prado, a Marujada de São Benedito de Alcobaça, os Mouros e Cristãos de Alcobaça, os Mouros e Cristãos de Caravelas, a Marujada de Nossa Senhora da Conceição de Santa Cruz Cabrália, os Mouros e Cristãos de Nova Viçosa, além de grupos remanescentes dos distritos de Barra de Caravelas, Ponta de Areia e Helvécia.

Líderes e mestres da cultura popular se reúnem em Alcobaça para discutir Plano de Salvaguarda

O Plano de Salvaguarda tem como objetivo amparar, orientar e fortalecer os grupos culturais tradicionais, garantindo a revitalização, manutenção e estruturação das atividades desenvolvidas no território do Extremo Sul. A proposta também sinaliza a realização de um possível encontro regional de Cheganças, Marujadas e Embaixadas, ampliando o intercâmbio cultural entre os grupos.

Para Rosildo Rosário, líder da Rede de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, os avanços alcançados são resultado de um trabalho de base construído ao longo de 13 anos. “O reconhecimento estadual representa um marco histórico, e agora seguimos firmes na busca pelo reconhecimento nacional dessas manifestações tradicionais”, destacou.

Líderes e mestres da cultura popular se reúnem em Alcobaça para discutir Plano de Salvaguarda

Já o diretor de Cultura de Alcobaça e articulador cultural, Romário Santos, ressaltou a importância da preservação das tradições populares. “Cuidar dessas manifestações é preservar a identidade das nossas localidades e manter viva a história do nosso povo”, afirmou.

As propostas apresentadas durante a reunião serão debatidas e colocadas em prática ao longo de todo o ano de 2026, consolidando ações voltadas à valorização e à continuidade das expressões culturais que fazem parte da memória e da identidade do Extremo Sul da Bahia.

Fonte: Fernanda Silva/Bahiaextremosul

Tags:   cultura popular Plano de Salvaguarda Alcobaça
publicidade