
Foto: Divulgação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da unidade sul do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul), em ação conjunta com a Secretaria da Segurança Pública, prendeu na tarde deste domingo (18) Tiago da Silva Rocha, conhecido como “Tiba”. Ele é apontado como um dos principais líderes de uma organização criminosa com forte atuação no município de Eunápolis e em cidades do Extremo Sul da Bahia.
Conforme as investigações, o suspeito é acusado de ter planejado e coordenado a fuga de 16 internos do Conjunto Penal de Eunápolis, registrada em dezembro de 2024, após um ataque armado contra a unidade prisional. Tiba também figura como investigado no atentado contra o diretor do presídio, ocorrido em 2025.
A prisão ocorreu no estado do Rio de Janeiro, após um trabalho integrado de inteligência desenvolvido pelas forças de segurança, que culminou na localização e captura do investigado.
Segundo o MP-BA, Tiago da Silva Rocha exercia a função de gerente logístico da facção criminosa, sendo responsável pela articulação do envio de drogas, armas e outros materiais ilícitos para Eunápolis e toda a região. As apurações apontam ainda que ele organizava rotas do tráfico, coordenava a distribuição de entorpecentes e gerenciava o pagamento de membros da organização.
A ação é resultado de uma operação conjunta envolvendo o Ministério Público da Bahia, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, a Polícia Civil da Bahia, a Polícia Civil do Rio de Janeiro e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

