Um Café da Manhã servido no auditório do SICOOB em Teixeira de Freitas, na manhã desta terça-feira, 11, com a presença de vários produtores rurais, membros da diretoria do SICOOB, da Coopmista e do Sindicato Rural, lançou, oficialmente, o programa para a realização dos leilões dentro da programação da 34ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, que acontece de 30 de setembro a 04 de outubro, no Parque de Exposição.
Na reunião, foi apresentado aos produtores rurais, o projeto elaborado para o evento, e foi dado destaque especial à importância da realização dos leilões, para o agronegócio da região. O Agronegócio no Brasil tem uma expressiva participação na economia do país e representa aproximadamente 22,15% do PIB.
O agronegócio possui fundamental importância na economia brasileira, devido à participação no PIB e na balança comercial, bem como pelos empregos gerados. Luis Carlos Gazzinelli Abrantes, da KMB Leilões, empresa responsável pela realização dos leilões na expoagro, afirmou que o momento é bastante positivo para a pecuária brasileira.
José Dias, diretor do SICOOB Extremo Sul, e também um dos fundadores da Coopmista, avaliou a pecuária no país. "O Brasil destaca-se por ter uma das maiores pecuárias do mundo, embora este setor apresente alguns problemas relacionados à criação do gado. Alguns fatores afetam o rendimento da pecuária brasileira, tais como: baixos níveis culturais, práticas defeituosas, inadequação da estrutura fundiária, grandes distâncias, baixo nível tecnológico, alto preço dos medicamentos, mas, mesmo assim, acreditamos que podemos seguir em frente”, destacou.Vários convidados e associados fizeram uso da palavra dando seu apoio ao evento, que terá um reflexo a nível regional
Adler Neiva, primeiro secretário do Sindicato Rural afirmou: "nesse período em que estamos à frente do Sindicato, estamos tentando fazer com que a exposição agropecuária volte a ter o seu importante papel no agronegócio da região. Mas, precisamos do apoio do produtor rural. Sem vocês, não alcançamos nada! Com o apoio do produtor rural, nós vamos conquistar nosso espaço no mercado de negócios do extremo sul da Bahia. O Sindicato é dos produtores rurais”, disse.
Já José Renato Bonadiman, presidente do Sindicato Rural, falou sobre a importância da união dos produtores. "Quando assumi a presidência do Sindicato, estava com bastante energia para realizar algumas tarefas que considero importante dentro de nossa estrutura sindical. Logo no início tinha convicção das vantagens que podemos ter quando da associação de pessoas para resolução de problemas comuns. Mas, para que eu tenha sucesso nesta empreitada conto com a colaboração de todos os membros da Diretoria, conselhos e logicamente de todos os associados. Vamos continuar trabalhando fortemente em sintonia com o SICOOB, Coopmista e Sindicato Rural visando sempre o bem estar de nossos produtores rurais”, declarou.