Lajedão comemora esta semana uma grande conquista na área de saúde. O município foi classificado entre os 417 municípios da Bahia com o 31º lugar na Atenção Básica.
Para o secretário municipal de saúde, Clayton Hans, a classificação veio coroar o trabalho desenvolvido por toda sua equipe que não tem medido esforços para oferecer aos moradores de Lajedão o que há de melhor no atendimento à saúde.
Os Centros de Saúde possuem as equipes de saúde da família formadas por enfermeiro, médico, auxiliar/técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde, dentista, auxiliar/técnico em saúde bucal e agentes de endemias. Cada equipe é responsável por um determinado número de famílias em uma área do município.
Considerada a porta de entrada do usuário do SUS, a rede APS (Atenção Primária de Saúde) é a primeira divisão do sistema, responsável por realizar o atendimento e acompanhamento de rotina, tratando e prevenindo problemas simples. A estratégia tem como objetivo garantir a integralidade, continuidade e eficiência da rede pública de saúde.
A rede de atenção primária à saúde, é conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que envolve a promoção e a proteção da saúde. Esse papel inclui a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. A partir disso, esse nível de atenção também coordena o encaminhamento dos pacientes para a atenção secundária e terciária sempre que é necessário um atendimento especializado.
Um dos focos da APS é manter o vínculo com os pacientes ao longo de toda a vida, atuando de forma próxima e humanizada. Existem diferentes configurações desse sistema, que variam conforme o município, mas a principal estratégia utilizada atualmente é a saúde da família (ESF), que aprofunda os processos de territorialização e responsabilidade sanitária das equipes de saúde, basicamente compostas por um médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesse modelo, cada grupo é responsável por assistir um número definido de domicílios e famílias por região.
Em conjunto à assistência domiciliar, há também as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que oferecem acolhimento, atenção médica e bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, nas associações e de educação em saúde.
Desde que assumiu a prefeitura de Lajedão, o prefeito Ariston Passos, o “Tonzinho” (PSD), tem como carro chefe de sua gestão os cuidados com a saúde de sua gente e para isso, conta com o trabalho competente do secretário municipal de saúde, Clayton Hans e sua equipe que busca oferecer aos lajedaenses o que há de melhor no atendimento à saúde, a Atenção Básica é um dos carros chefes desse atendimento.