O Mês da Conscientização sobre o câncer do colo do útero é comemorado todos os anos em janeiro para incentivar mulheres a estarem mais atentas à sua saúde. O também chamado câncer cervical é um tumor que ocorre a partir de alterações causadas pela infecção persistente do HPV (vírus do papiloma humano), considerada a infecção sexualmente transmissível de maior incidência e prevalência no mundo. A boa notícia é que ela pode ser prevenida com medidas simples, como exame de Papanicolau e vacinação.
“Essa é uma doença que poderia ser eliminada, mas a falta de informação correta, a desigualdade e a dificuldade de acesso à saúde fazem essa possibilidade ficar distante. Por isso, campanhas como a do Janeiro Verde são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção. Apesar de todos os avanços terapêuticos recentes, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar a doença”, diz Angélica Nogueira-Rodrigues, oncologista com foco em saúde da mulher.
A Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, publicada em novembro do ano passado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), revela que são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Enquanto 70% dos casos se concentram nas regiões Sul e Sudeste, devido à maior concentração populacional, nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil a doença apresenta seu maior desafio.
“Desde que seja detectado precocemente e tratado de forma eficaz, o câncer cervical é uma das formas de câncer tratáveis com mais sucesso. Mesmo quando diagnosticados em estágios avançados também podem ser controlados com tratamento adequado e cuidados paliativos. Com uma abordagem abrangente para prevenir, rastrear e tratar, podemos acabar com o câncer do colo do útero como um problema de saúde pública dentro de algumas gerações”, afirma Angélica.
Campanha da OMS
Em maio de 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um chamado pela eliminação do câncer de colo de útero como problema de saúde pública, quando se atingiria incidência anual inferior a 4 casos para 100 mil mulheres globalmente. As três metas principais da OMS para 2030 são a vacinação de 90% das meninas até 15 anos de idade contra o HPV, o rastreamento com um teste de HPV em 70% das mulheres aos 35 e 45 anos, e 90% de mulheres com acesso ao tratamento de lesões iniciais.
No Brasil, o controle de câncer do colo de útero foi designado como prioridade no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DCNT) de 2021-2030, porém há ainda muito a se fazer.
“Embora a vacina tetravalente contra o HPV esteja amplamente disponível na rede pública para homens e mulheres, não há divulgação apropriada e a aderência da população é baixa. Nos últimos anos, caminhamos na contramão de países desenvolvidos ao retirarmos a vacinação contra HPV das escolas públicas, levando os índices de cobertura vacinal para níveis muito inferiores aos da meta preconizada”, afirma a oncologista. Em 2022, segundo o PNI, a taxa de cobertura vacinal foi de 57 % em meninas, e 37% em meninos, e a cobertura de Papanicolau não atingiu 20% da população alvo (mulheres entre 25 e 65 anos de idade), números que, segundo projeções da OMS, não permitirão a eliminação da doença neste século no país. Países com coberturas adequadas têm expectativa real de eliminação da doença na próxima década.
A médica alerta que as mulheres não são adequadamente informadas quanto à necessidade de realizarem exames preventivos e que existem barreiras de acesso ao exame de Papanicolau ou a técnicas mais modernas e eficazes de rastreamento e tratamento de lesões precursoras curáveis. “O exame de Papanicolau nunca atingiu números satisfatórios de rastreamento, funciona em vários países do mundo, mas no Brasil não atingiu o seu potencial; estratégias alternativas, como a testagem do HPV DNA, têm sido implementadas mundialmente com resultados muito promissores”, diz.
Movimento Brasil sem câncer de colo de útero
Para reverter a desinformação relacionada à doença, Angélica coordenou a criação do “Movimento Brasil sem câncer do colo do útero”, liderado pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), e que envolve mais de 20 sociedades médicas cujo escopo de atuação impacta o controle da doença no país. O Movimento tem também o apoio da OMS e trabalha em conjunto com o Ministério da Saúde, com o mote “nós seremos a primeira geração sem câncer de colo de útero”. Hoje, as principais propostas da campanha são:
• Que a vacinação para HPV seja novamente oferecida dentro das escolas, seguindo modelos de sucesso implantados em outros países, visando a aumentar a cobertura vacinal em meninas e meninos da população-alvo; ou que se aprove a lei de obrigatoriedade de checagem de cartão vacinal à matrícula (sem privação do direito de a criança frequentar a escola).
• Que seja instituída uma campanha informativa periódica de "volta às aulas" nos meses de fevereiro e agosto, para maior aderência a ambas as doses da vacina e com intervalo de seis meses;
• Que se estabeleçam metas objetivas de controle do câncer cervical, incluindo cobertura vacinal de 90%; cobertura de colpocitologia oncótica (Papanicolau) de 30% ao ano – 90% a cada ciclo de 3 anos; tratamento de 90% das lesões iniciais.