Publicidade Davaca novo

*Já começou a semana de apresentações do 5º Encontro de Cordas do ICED*

*Já começou a semana de apresentações do 5º Encontro de Cordas do ICED*

Por Neuza em 18/07/2017 às 06:52

Foi com violinos afiados e afinados que o ritmo nordestino abriu a 5ª edição do Encontro de Cordas do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento –ICED, na noite desta segunda-feira, 17, no salão da Igreja Batista Memorial em Teixeira de Freitas. Em apresentação gratuita. Inspirados pela obra de Ariano Suassuna, os músicos da Camerata do ICED interpretaram o repertório “Do Armorial do Brasil”, contemplando o tema “Do Erudito ao Tropicalismo”. Antes de subirem ao palco, muita coisa aconteceu.

Durante todo o dia os passos foram apressados nas salas de ensaios, nas salas de aulas. Muita gente estava chegando, alguns professores vindos de outras partes do Brasil e até do exterior e centenas de meninos e meninas, jovens músicos, futuros profissionais. Nos bastidores, tudo parecia acontecer ao mesmo tempo. O credenciamento, a disputa para conseguir a camisa na cor de preferência, os reencontros de quem já esteve junto em edições passadas e só agora retomou o abraço do amigo. Muita emoção. À noite, tudo virou vibração. Olhos concentrados entre as partituras e a regência do maestro Orley Silva. No fim, a explosão dos aplausos.

  “Foi lindo demais, vibrante, enxuto. Uma das mais belas apresentações entre tantas coisas lindas que já vi o ICED fazer”, avaliou o pastor Júlio Cesar. O Encontro de Cordas do ICED é o evento que proporcionou à Teixeira de Freitas o Título de “Capital baiana da música erudita que gera inserção social”, por usar a música como ferramenta de promoção ao desenvolvimento humano.

*Sons aqui e acolá*

Além das apresentações artísticas, o Encontro é uma importante referência na vivência cultural e formação musical das crianças, adolescentes e jovens que encontraram na música erudita a oportunidade de construir um futuro de mais oportunidades. Os participantes são crianças, adolescentes e jovens assistidos por programas de inclusão, sociais. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

O Encontro de Cordas segue até o sábado, dia 22. As apresentações, sempre com entrada franca, acontecem todos os dias. Os concertos, sempre à noite. Durante o dia, os músicos se dividem entre aulas, ensaios e ainda saem da IBM e percorrem espaços públicos, levando boa música, a quem, diminui a pressa para contemplar a arte.Na noite de hoje, 18, os Jovens Solistas e Quinteto de Sopros da OCA apresentam “Música de Câmara no Interior” dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – NEOJIBA. Tem ainda, Louge Musical com “Noite do Choro”.

Na quarta-feira será Noite de Todas as Claves, pelo Essemble de Violas, Violoncelos e Contrabaixos. Na quinta-feira o concerto muda de endereço e vai para Ibirapuã celebrar o aniversário da cidade, com número “Concerto Pela Paz”, interpretado pela Orquestra Infantil e Orquestra Acadêmica. A sexta-feira será o dia [ou melhor, noite] dos Grandes Compositores, com a Camerata do ICED e Lounge Musical “Noite do Jazz”. O Concerto de Encerramento promete grandes emoções com a Orquestra Infantil, Orquestra 9 de Maio e Orquestra Regional do Extremo Sul da Bahia. Escolha sua melhor companhia e vá conferir de perto.

Fonte: DECOM/ICED

Tags:   Teixeira 5º Encontro de Cordas
publicidade