-
Pio Gazzinele, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itanhém, disse que o leilão de gado de corte, com 1.400 animais e mais de 30 produtores movimentou pouco mais de R$ 1, 5 milhão.
O evento aconteceu na tarde deste sábado, 13 de agosto e faz parte da grade de programação da 20ª Exposição Agropecuária de Itanhém, que também comemora os 64º aniversário de emancipação política da cidade.
Além do leilão, neste sábado também aconteceu o julgamento de animais com gado Nelore, Tabapuã, Gir e Guzerá, e a prova do tambor e baliza ranqueada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Neste domingo aconteceu o concurso de Mangalarga Marcha Poeirão, uma mistura de várias categorias.
A 20ª Exposição Agropecuária de Itanhém – Exponhém começou no dia 10 e termina neste domingo (14) e é uma realização do Sindicato em parceria com a prefeitura local e o Sebrae. A feira agropecuária, o concurso leiteiro e vários shows musicais, movimentaram os primeiros dias da festa.
Expositores de várias cidades da região aqueceram a economia local. Nos estandes montados Dentro do parque, os visitantes encontraram carro, produtos agropecuários, alimentos e até flores.
“Tivemos um grande cuidado ao selecionar os animais que foram ofertados nesse leilão, pois trata-se de um evento de extrema importância para os pecuaristas de Itanhém e região. Tivemos muitos animais Nelore e de cruzamento industrial de qualidade superior à venda”, destacou Pio Gazinelli, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itanhém.
O Sindicato dos Produtores Rurais de Itanhém está ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), que possui como missão a organização e o fortalecimento do produtor rural baiano, de modo que haja um contínuo desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Pio Gazzinelli destacou que o leilão atraiu produtores e comparadores de várias cidades. Autoridades também estiveram presentes no leilão. Vários prefeitos e deputados estiveram presentes, entre eles o deputado Robinho que parabenizou os organizadores pela grandeza do evento.
Ainda segundo o presidente do sindicato, a meta é que o evento se torne melhor a cada ano, e, para isso, são feitas análises das edições passadas, buscando aprender com erros anteriores, estabelecer novos ajustes. E tem dado certo, já que, atualmente, a Exponhém é tida como a maior exposição agropecuária da região.