Publicidade Davaca novo

Itamaraju participa da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres em Salvador

Por Neuza em 18/11/2015 às 15:14

 

 

 

A 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres com o tema "Mais direitos, participação e poderes para as mulheres”, aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2015, no Gran Hotel Stella Maris, na cidade de Salvador.

O evento teve início no dia 11, contando com a presença de autoridades e representações de mulheres de diversos segmentos, municípios e territórios da Bahia. O município de Itamaraju, com o apoio e incentivo do Prefeito Manoel Pedro, da secretária de Finanças Lucilene Curvelo, do secretário de Desenvolvimento Social Selmides Pereira (Bida), que não mediram esforços para que os debates fossem realizados no nosso município, se fez presente com a participação das delegadas, que foram eleitas na 3ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres na cidade de Teixeira de Freitas em 22 de setembro último.

 

 

 

 

Representando o poder público participaram Mariana Pires Rocha (advogada do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e Simone Benigno Brito (diretora da Casa de Passagem). A sociedade civil foi representada pela advogada Lucélia de Almeida Andrade, assistente social Ana Claudia Pagotto (professora do curso de serviço social da FACISA e coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher) e a ex-vereadora Maria Cleunildes de Jesus Nunes - Clemildes (Movimento Familiar Cristão).

No período da tarde foi realizada a leitura e a aprovação do Regulamento da Conferência e em seguida, foi iniciada a solenidade de abertura, com grande participação das representantes dos territórios e das autoridades que estiveram presentes durante a solenidade de abertura. Na composição da mesa oficial estava Olivia Santana (Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia), deputadas estaduais, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia - Nágila Britto - representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres, dentre outras autoridades e, representando a sociedade civil, Maria Aparecida Bertozo (Cida), vítima de violência doméstica, da cidade de Caravelas.

 

Após a fala das autoridades e do depoimento emocionante da representante da sociedade civil, a solenidade foi encerrada com a apresentação em homenagem as feministas, ao som da música "Maria Maria”, com exibição de placas com fotos de mulheres que lutaram pelos seus direitos e apresentação da cantora Margareth Menezes e das Ganhadeiras de Itapuã.

No dia seguinte (12/11) houve palestra magna, exposição e debates dos 4 eixos temáticos. A palestra Magna foi proferida por Lúcia Mercês Avelar, Doutorada em Ciências Políticas, Estágio de Pós-Doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPQ, realizado na Yale University, nos Estados Unidos, e é pesquisadora do Centro de Opinião Pública da UNICAMP, sendo, desde 2012, pesquisadora principal do projeto temático "50 anos de Feminismo: Brasil, Argentina e Chile”, no departamento de sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

A palestrante iniciou fazendo uma análise do panorama de conquistas das mulheres, relatando que os movimentos de mulheres tiveram sucesso com a construção de canais de intermediação dos movimentos articulados em rede com o estado e as bancadas feministas. Destacou ainda, que após a Constituição Federal de 1988 muitas leis voltadas para os direitos das mulheres foram aprovadas garantindo conquistas como a Lei Maria da Penha; Seguro saúde (reconstrução da mama de mulheres que tiveram câncer); Licença a maternidade; Prevenção e diagnóstico do câncer; Assistência jurídica para mulheres em prisão; PEC das domésticas; Assistência para as mulheres vítimas de violência doméstica no âmbito do SUAS; dentre outras. Após a palestra magna, foi realizada apresentação cultural do grupo de jovens "Gente do Sertão”, apresentando a peça "Maria vai com as outras”.

Ainda durante a manhã foi dado início aos debates dos 4 Eixos Temáticos da 4ª CEPM, sendo eles: I - Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; II – Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; III – Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; IV – Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

 

 


No turno da tarde, houve o lançamento da revista Bahia Análise e Dados, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com edição sobre "Mulheres e Trabalho: Autonomia e Empoderamento”, realizada através de uma parceria entre as Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e de Planejamento do Estado.

Após o lançamento da revista, foram retomadas as discussões em grupos dos eixos para aprovação das propostas de cada eixo.

Já no último dia (13/11), teve apresentação cultural, realização da plenária final com aprovação de propostas que serão encaminhadas para a etapa nacional, Ato de Posse das novas conselheiras do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), leitura e aprovação de moções, bem como a eleição das 157 Delegadas que representarão a Bahia na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em março em 2016. Entre as delegadas eleitas, o município de Itamaraju garantiu uma vaga para representante da sociedade civil Maria Cleunildes, suplente Lucélia Andrade, tendo as representantes do poder público (Mariana e Simone) como suplentes nas duas vagas do território do extremo sul composto pelos municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. O evento foi encerrado com o pronunciamento da Secretária Olivia.

Fonte: Neuza Brizola/ Ascom

Tags:   Itamaraju
publicidade