Publicidade Davaca novo

IPAC esclarece para onde foram as obras de Frans Krajcberg retiradas do Sítio Natura em Nova Viçosa

Por Neuza em 25/04/2022 às 09:57


Foto - reprodução

Após publicarmos matéria denunciando que obras do artista polonês naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg foram retiradas do Sítio Natura, pelo governo da Bahia sem uma explicação para onde seriam levadas, recebemos na manhã desta segunda-feira (25), uma nota explicando para onde as obras serão levadas.

O governo da Bahia é detentor das obras do artista que doou o acervo para o governo com a finalidade de que um museu fosse construído no sítio de Nova Viçosa, lugar que Frans Krajcberg escolheu para viver até o fim de seus dias.

As obras do artista polonês foram doadas ao Estado da Bahia em 2009 quando Frans Krajcberg doou todo seu acervo com mais de 48 mil itens com o objetivo de que as obras fossem preservadas após sua morte.

Foto - reprodução

Um decreto publicado na edição do sábado, 23, no Diário Oficial do Estado da Bahia, o governo autorizou o empréstimo de 106 obras de Frans Krajcberg para compor a exposição “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”, que será realizada no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE), localizado no Jardim Europa, na cidade de São Paulo. Conforme o documento, a instalação vai ocorrer de 7 de maio a 7 de agosto de 2022. 

Segundo a prefeita Luciana Machado Rodrigues, o que chama a atenção nesse caso é que já se passaram mais de 12 anos que as obras foram doadas ao Estado é até agora nada foi feito, a construção do museu que era o sonho do artista foi descartada pelo governo do PT que alegou ser dispendioso a construção e manutenção do museu em Nova Viçosa.

O museu só mesmo na placa - Foto - reprodução

A nota enviada pelo IPAC diz que “Para além da exposição citada, haverá também um período de interlocução para a celebração de novas parcerias junto ao empresariado brasileiro, tratando-se de uma oportunidade para apresentação dos programas e ações culturais da Bahia, em especial para a Zona Turística e Cultural da Costa das Baleias no Extremo Sul da Bahia, possibilitando a capilarização e o recebimento de apoio na consecução das mesmas, o que trará muitos benefícios para a cidade de Nova Viçosa e para a região”.

Casa onde o artista viveu seu últimos anos de vida - Foto - reprodução

O mais estranho em tudo isso é que, após tantos anos que o acervo pertence ao Governo da Bahia, não se tem conhecimento de nenhuma ação feita no extremo sul com a finalidade de expor as obras do artista que escolheu nossa região para viver. A prefeitura de Nova Viçosa sequer foi comunicada da retirada das obras.

Veja o que diz a nota enviada pelo IPAC;


Em homenagem ao centenário do artista Frans Krajcberg, o Ipac promove ações visando a salvaguarda, preservação e dinamização do seu acervo doado ao Governo do Estado da Bahia


Durante o período de 07 de maio a 31 de julho deste ano, está prevista a realização da exposição histórica e antológica com o título provisório “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”, no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), situado na R. Alemanha, 221 - Jardim Europa, São Paulo -SP, 01448-010. O museu traz uma das principais obras de Paulo Mendes da Rocha, grande nome da arquitetura mundial, vencedor dos prêmios Pritzker, em 2006; Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza; Prêmio Imperial do Japão, em 2016; e da Medalha de Ouro da Coroa Britânica, em 2017.


A exposição tem como objetivo comemorar o centenário do grande artista e ambientalista Frans Krajcberg, ocorrido em 2021, elevando toda a sua potência e diversidade, além de incluir sua produção artística que se conecta com a natureza e seu ativismo ecológico, sem perder de vista um aporte histórico que apresenta em totalidade seu aporte técnico, conceitual e ambiental.


O Termo de Comodato das obras que serão selecionadas para a mostra, no que tange as questões práticas e conforme acordado com o MuBE, segundo critérios e procedimentos internacionais de segurança, será de total responsabilidade do MuBE, que assumirá a coordenação dos empréstimos e se responderá por todas as operações técnicas e logísticas relacionadas a conservação, embalagem, transporte, seguro, restauração e controle das condições ambientais, de acordo com as exigências deste Instituto e das  necessidades específicas das obras. Portanto, tal ação correrá sem ônus para o Governo do Estado da Bahia. 


Para além da exposição citada, haverá também um período de interlocução para a celebração de novas parcerias junto ao empresariado brasileiro, tratando-se de uma oportunidade para apresentação dos programas e ações culturais da Bahia, em especial para a Zona Turística e Cultural da Costa das Baleias no Extremo Sul da Bahia, possibilitando a capilarização e o recebimento de apoio na consecução das mesmas, o que trará muitos benefícios para a cidade de Nova Viçosa e para a região.


Também com foco nos benefícios para a população da cidade de Nova Viçosa, no âmbito da exposição de Frans Krajcberg no MuBE, será produzido material educativo sobre a obra do artista, a ser disponibilizado gratuitamente para 4.500 estudantes das escolas públicas municipais e estaduais da cidade.


Concomitantemente, o IPAC, com o objetivo de assegurar a salvaguarda e preservação do acervo do artista Frans Krajcberg, por meio de Processo Administrativo, instaurou procedimento com a finalidade de contratação de empresa especializada para realização de serviços de avaliação e conservação no acervo de Frans Krajcberg do Sítio Natura, em Nova Viçosa. O ex-superitendente de desenvolvimento territorial da cultura e maestro, Orley Silva, foi nomeado como novo gestor para o Sítio Natura e estará à frente dessas ações.


O objetivo desta grande ação visa recuperar e revitalizar o Sítio Natura, seu acervo e sua infraestrutura para possibilitar a sua abertura ao público de forma segura; além de divulgar a obra do artista Frans Krajcberg, mantendo sua causa e sua memória vivas.



Fonte: Neuza Brizola/ Bahiaextremosul

Tags:   Cultura governo Frans Krajcberg acervo Nova Viçosa
publicidade