Na manhã desta quinta-feira, 05 de dezembro, o Auditório da Escola Laura Bandeira, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, foi palco da entrega oficial dos recursos da Lei Paulo Gustavo para artistas e fazedores de cultura locais. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Nova Viçosa e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, contemplou projetos nas categorias de Cultura em Geral e Audiovisual.
O presidente do Conselho de Cultura, Jacob Nunes, destacou a importância do momento para a cultura local: "É uma satisfação ver a cultura de Nova Viçosa fluindo, com responsabilidade e apoio da gestão da prefeita Luciana e da Secretaria de Educação e Cultura. É tempo de refletir sobre o passado, sonhar com o futuro e fortalecer a cultura popular, que é uma raiz forte e não pode ser deixada de lado."
A secretária de Educação, Lizete Pereira, anunciou que 27 artistas locais foram contemplados nesta segunda etapa da Lei Paulo Gustavo, o que injetará mais de R$ 400 mil na economia do município: "Além de valorizar o trabalho artístico, esses recursos permitem a aquisição de materiais que aprimoram a qualidade do que é produzido. Isso aquece a economia local, pois os artistas adquirem os materias necessários no comércio daqui, gerando benefícios diretos para Posto da Mata, Nova Viçosa e os distritos de Helvécia e Argolo."
A vice-prefeita, Elenice Arruda, também comentou sobre o impacto da iniciativa: "Esse é um momento especial para Nova Viçosa, porque a cultura é o que nos identifica e nos une como povo. A Lei Paulo Gustavo não só valoriza nossos artistas, mas também reforça nosso compromisso com o desenvolvimento social e econômico. O recurso não é apenas financeiro; é um investimento no futuro da nossa gente, um incentivo para que cada artista continue levando a arte e a cultura aos nossos corações e às próximas gerações."
Elenice Arruda fez questão de lembrar do comprometimento da prefeita Luciana Machado na adminsitração do dinheiro público e na valorização dos artistas locais. A vice prefeita eleita disse que Luciana faz questão que o dinheiro que vem do programa Paulo Gustavo contemple todos os fazedores de cultura, desde o grande ao menor, pois todos tem a mesma importância para o município.
A entrega dos recursos reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura e do talento local, consolidando Nova Viçosa como um polo de expressão artística e cultural.