A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Prado e do GATTI Extremo Sul (8ª Coorpin/Teixeira de Freitas), cumpriu, na manhã desta terça-feira (27), um mandado de prisão temporária contra K. C., de 28 anos. Ele é investigado por envolvimento na morte de Exuclécio da Penha Lima, também de 28 anos, crime ocorrido no dia 26 de dezembro de 2025, no bairro São Sebastião, em Prado.
A vítima, que era cadeirante e possuía antecedentes por envolvimento com o tráfico de drogas, foi executada com disparos de arma de fogo dentro de sua própria residência. As investigações apontam que dois homens estiveram no local na noite do crime, sendo um deles identificado como K. C. Testemunhas relataram que o suspeito teria feito uso de drogas com a vítima e um terceiro indivíduo ainda não identificado, momentos antes do homicídio.

De acordo com informações apuradas pela equipe de investigação, o suspeito teria retornado ao imóvel pouco tempo depois e efetuado os disparos que ceifaram a vida de Exuclécio. A motivação do crime estaria relacionada à suspeita de que a vítima estaria repassando informações sobre o tráfico de drogas a um grupo rival.
Além do caso atual, o investigado já havia sido preso anteriormente por envolvimento em outros dois homicídios.
Em 19 de julho de 2021, na Rua Campo Grande, bairro Tancredo Neves, em Teixeira de Freitas, ele teria matado Edvaldo Pereira dos Santos, de 64 anos, natural de Medeiros Neto e morador do bairro Setor Sul, utilizando uma arma branca.
Já em novembro de 2023, voltou a ser preso, suspeito de participação no homicídio de Nilson Chaves de Souza, de 18 anos. O crime ocorreu em 10 de fevereiro de 2022, por meio de disparos de arma de fogo, na Rua Wilson Alves de Souza, bairro Caminho do Mar, no município de Prado.
O mandado de prisão temporária cumprido nesta terça-feira foi expedido pela Vara de Jurisdição Plena da Comarca de Prado, com o objetivo de possibilitar o avanço das investigações e garantir a colheita de novas provas.

