Óleo de peixe em excesso causou queda de pêlos em ratos - Foto: Unsplash
Um estudo publicado na revista Cell Reports indica que o óleo de peixe pode ser responsável por causar calvície, acelerando a queda de cabelo. Ele é um dos principais ingredientes dos suplementos de ômega-3.
Bing Li, cientista da Universidade de Iowa, nos EUA, investigava a relação entre tipos diferentes de gordura e o crescimento de células cancerosas. Ele separou camundongos em três grupos e também os alimentou de formas diferentes. Alguns ingeriram óleo de peixe em excesso, outros tiveram dieta rica em óleo de palma e um terceiro grupo comeu normalmente.
Os cientistas perceberam que os ratos que comeram muito óleo de peixe começaram a apresentar queda de pêlos nas costas e ombros. Por conta disso, uma investigação paralela ao estudo principal foi iniciada. Por meio de uma técnica de fluorescência, os pesquisadores seguiram o caminho da gordura pelo corpo dos roedores e descobriram que o ômega-3 do óleo de peixe se acumula na pele dos mamíferos.
Na derme, o ômega-3 desencadeia uma resposta imunológica que faz com que um grupo de citocinas chamado de TNF-a acabe causando a morte de células foliculares e a consequente queda dos fios dos animais.
Rico em ômega-3, o óleo de peixe é muito usado em dietas para controlar níveis de colesterol e glicemia ou prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais. Segundo o time de pesquisadores, ainda é incerto se o processo de queda de cabelo nos ratos ocorre em humanos. Mas o estudo deixa aberto o caminho para pesquisas mais aprofundadas sobre o tema.