Um ano após ter feito um intenso trabalho de dragagem de rios e canais para amenizar alagamentos na cidade, a prefeitura de Itanhém, através da Secretaria de Infraestrutura, está novamente fazendo esse serviço.
Segundo José Sales, que é o secretário da Infraestrutura, já foram feitos mais de 300 metros de limpeza nas margens de canais e do rio Água Preta, que passa ao lado da cidade. Ainda de acordo com o secretário, o trabalho, que é feito com recurso próprio, além de evitar alagamentos, evita também a proliferação de mosquitos, como o Aedes Aegypti, transmissor da dengue e chikungunya, que por conta da falta de limpeza nesses canais, se proliferava e adoecia a comunidade, na gestão anterior.
Esse trabalho foi imprescindível para evitar alagamentos mais violentos nas chuvas de dezembro do ano passado, que afetou dezenas de municípios.
Mildson Medeiros, atual prefeito, disse que a colaboração da comunidade é de suma importância para manter os canais limpos e evitar água parada. “Com as margens de canais e rios limpos, se evita a água parada, que é foco de proliferação de mosquitos. Nós orientamos, a toda população, a não jogarem lixo nas valetas e, principalmente, nas ruas, pois as enchentes ocorrem por causa do entupimento dos bueiros, que resulta em alagamentos e acarreta prejuízos aos que residem em áreas mais baixas”, afirmou.