A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (22), a Operação Erva Afetiva, que tem como foco a desarticulação de um esquema de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. O grupo criminoso seria comandado por uma influenciadora digital baiana identificada como Melissa Said, que possui mais de 320 mil seguidores em suas redes sociais.
De acordo com o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Melissa é apontada como responsável não apenas por fazer apologia ao uso de drogas em postagens públicas, mas também por atuar diretamente na comercialização, armazenamento e distribuição de maconha em Salvador. As investigações revelaram que ela mantinha parcerias e fornecedores nos estados da Bahia e de São Paulo.
A produção da TV Bahia apurou que a influenciadora está com mandado de prisão em aberto e é considerada foragida. Outras três pessoas foram presas durante o cumprimento das ordens judiciais realizadas nesta manhã.
As equipes da Polícia Civil cumpriram mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em endereços localizados nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas (BA), além dos municípios de São Paulo e Araçatuba (SP). A operação contou com o apoio do Denarc paulista, que auxiliou na execução das medidas fora do estado.
O diretor do Denarc, delegado Ernandes Júnior, destacou que a operação tem como foco o enfrentamento ao tráfico e à influência criminosa exercida nas redes sociais.
“O objetivo é combater o tráfico de drogas, sobretudo quando ele é impulsionado por figuras públicas que, ao fazerem apologia ao crime, acabam incentivando o consumo e a comercialização de entorpecentes. Descobrimos que, além da apologia, havia uma estrutura de distribuição e fornecimento de drogas entre a Bahia e São Paulo”, explicou o delegado.
A Operação Erva Afetiva representa mais uma etapa do trabalho de investigação e repressão ao tráfico de drogas conduzido pelo Denarc, com foco especial em crimes que utilizam a internet como ferramenta de influência e comercialização.