Atenção, a contagem regressiva já começou! Faltam apenas 10 dias para o mais tradicional espetáculo cultural/musical do Extremo Sul da Bahia. É a oitava edição do Encontro de Cordas do ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento), que acontece em Teixeira de Freitas e concedeu para a cidade o título de capital baiana da música erudita. Este ano o Encontro vem para conduzir o público a uma viagem pelo tempo, revisitando os momentos mais especiais de todas as edições. Anota logo na agenda: será de 27 de setembro a 02 de outubro às 19 horas.
Por conta da pandemia e da responsabilidade com os protocolos de biossegurança este ano o público presencial terá número reduzido, mas a transmissão está garantida. Ao vivo, durante todos os dias de programação. Presencial, será no auditório da Igreja Batista Memorial (IBM) na Urbis. Virtualmente, pelos canais oficiais do ICED.
Até mesmo o nome do evento se adaptou para as funções virtuais. O Encontro 8.0 faz essa alusão ao universo virtual.
Alerta de spoiler
A programação de segunda-feira (27) terá a Camerata do ICED. Neste dia, a nostalgia ficará por conta da reapresentação de “As quatro estações” de Vivaldi e a noite desde já assegura fortes emoções, com direito a homenagem ao saudoso Ramiro Guedes. Na terça-feira, para manter a tradição, será a noite do NEOJIBA, com o 1º Quarteto de Cordas oficial de Teixeira de Freitas. Na quarta-feira haverá novidade: o Club do Jazz, sob a regência de Edson Junior. E, quinta-feira, terá saudade embalando boas lembranças. A noite do TBT está recheada, quem quiser saber mais, terá que ir até lá.
O fim de semana será, igualmente, imperdível. Na sexta-feira à noite a atmosfera será ainda mais clássica, com “Entre Estações, Sonata Carlos Gomes, Suite Holbergs” e surpresas. No sábado a programação estará leve, animada com “Oh Happy Day, Dança Húngara” e muito [mais muito] mais. E, no domingo, tem presente para plateia, um plus. Apresentação extra, com os mesmos cuidados e toda a qualidade.
Realização Cultural
O Encontro de Cordas, bem como o ICED e sua extensa ação de cultura, são idealizações do Maestro Orley Silva e equipe. Depois de passar os últimos anos servindo à Cultura do Estado, o Maestro retornou neste ano para atuar diretamente na produção e condução do evento, ao lado de colaboradores e entusiastas. O Encontro de Cordas “é uma realização em todos os sentidos, pois serve às pessoas, à comunidade, à cultura”, pontuou ele.
Atualmente, o ICED está sob a presidência do violinista Filipe Mota, para quem o evento é “único, singular”, por impactar diretamente “tantas vidas e sonhos”, ao tempo em que “promove futuros melhores e maiores, com toda a certeza”.
Teixeira de Freitas, graças a estes esforços, faz parte do cenário musical do Brasil e integra o calendário cultural do estado da Bahia. O Encontro tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.