
A Prefeitura de Ibirapuã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a mobilização do Novembro Azul, campanha dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata e à promoção da saúde integral do homem.
Durante todo o mês, o município realizará uma série de ações educativas, consultas e exames voltadas à conscientização e ao cuidado preventivo.
A programação será aberta no dia 11 de novembro, às 13h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com um mutirão de atendimento especializado.
Na ocasião, serão realizadas 25 consultas com urologista e coletas de exames PSA em pacientes previamente agendados — exame fundamental para a detecção precoce do câncer de próstata.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Carmem Júlia, o município está ampliando o acesso aos serviços preventivos em toda a rede: “Ao longo do mês, realizaremos 120 exames PSA. Somente no dia 11 serão 60 coletas, e as demais acontecerão nos distritos, em datas posteriores. Queremos garantir que todos os homens, da sede e da zona rural, tenham acesso à prevenção e ao acompanhamento médico necessário”, destacou a secretária.
A prefeita Carla Chácara ressaltou a importância da campanha e reforçou o compromisso da gestão com a saúde masculina: “Cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e amor pela própria vida. Nossa gestão tem se empenhado em ampliar o acesso aos serviços e incentivar os homens a se prevenirem, porque o diagnóstico precoce faz toda a diferença. Prevenir é o melhor caminho”, afirmou a prefeita.
Além das consultas e exames, o Novembro Azul em Ibirapuã inclui palestras educativas, orientações médicas e mobilizações comunitárias, com o objetivo de estimular o autocuidado e combater o preconceito que ainda afasta muitos homens dos serviços de saúde.
Com essa iniciativa, a Prefeitura reforça o compromisso de promover uma atenção integral à saúde masculina, aproximando a população dos serviços e fortalecendo a prevenção como pilar do bem-estar.
