A população de Ibirajá agora dispõe de um ponto de internet gratuito na Praça da Matriz. A solicitação ao Legislativo foi do presidente da Câmara Municipal, Luiz Marcos Vilas Boas, o Marquinhos (PSD) e o projeto, chamado de Wi-Fi Brasil, é uma parceria entre o governo federal e a Prefeitura de Itanhém.
As primeiras tratativas da instalação do Wi-Fi Brasil em Ibirajá foram feitas com o chefe de Gabinete Gildeon Rosa e o deputado federal pelo Espírito Santo, Neucimar Fraga (PSD), que viabilizou a implantação do projeto no distrito. O parlamentar, inclusive, de acordo com o chefe de Gabinete, é itanheense, natural de Ibirajá.
Desenvolvido pelo Ministério das Comunicações este projeto conta com a parceria da Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.
O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias de informação e comunicação.
“Buscamos sempre melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, disse o vereador Marquinhos. “O povo de Ibirajá sempre acreditou no nosso trabalho e precisamos corresponder esta expectativa em todos os sentidos, seja na educação, na saúde, na assistência social, na infraestrutura, no esporte, na agropecuária, na melhoria da qualidade de nossas estradas e também na tecnologia, como é o caso dessa internet livre que instalamos em uma de nossas praças com o apoio do prefeito Mildson Medeiros e do governo federal”, completou.