Publicidade Davaca novo

Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas recebe últimos ajustes e será inaugurada já nesta semana, garante governador

Por Neuza em 08/06/2020 às 12:38


A estrutura de campanha montada em Teixeira de Freitas para fortalecer o sistema de saúde na região sul da Bahia com 20 leitos recebeu, no último sábado (6), os respiradores e equipamentos necessários para começar a atender os primeiros pacientes. A unidade foi montada no estacionamento do Hospital Municipal da cidade, que já está com as obras concluídas e está recebendo os últimos ajustes parar começar a funcionar já nessa semana.


"Os 20 respiradores chegaram, assim como os equipamentos necessários para a montagem dos leitos. Toda a estrutura já foi montada pela empresa Suzano Papel e Celulose, através de uma parceria com o Governo do Estado, e estamos auxiliando no ajuste do compressor que leva oxigênio do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas para a estrutura de campanha, um retoque necessário para que os aparelhos possam funcionar de forma adequada. Nos próximos dias tudo deve estar finalizado e devemos abrir esse equipamento que vai ser muito importante para a região", explicou o secretário estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas.

Para fortalecer o combate ao novo coronavírus no extremo sul da Bahia, o Governo do Estado criou ao todo 57 leitos exclusivos de atendimento a pacientes na região desde o início da pandemia da covid-19. Em Porto Seguro, o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães dispõe de 13 leitos em funcionamento e outros sete em fase de implantação. Em Teixeira de Freitas, a estrutura montada já funciona com 10 leitos clínicos e sete leitos de UTI no Hospital Municipal.


Em Eunápolis, o Governo do Estado vai contrarar um hospital privado para ampliar a estrutura de atendimentos oferecida na região com a oferta de mais dez leitos de UTI.


Suporte


Para dar suporte no atendimento da região, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Prado foram transformadas em centros de atendimento exclusivo para acolher e receber pacientes com casos mais leves da doença. As unidades, que funcionam 24 horas por dia, estão equipadas para realizar a classificação, manejo clínico, estabilização do paciente e, caso necessário, regulação para unidades de maior complexidade. 


Outras medidas


Na última quarta-feira (3), o Governo do Estado publicou um decreto no Diário Oficial (DOE) que determina medidas restritivas para os 19 municípios do Extremo Sul da Bahia. O documento, que vale até a próxima terça-feira (9), estabelece que apenas serviços essenciais poderão funcionar, além da proibição da circulação de pessoas entre 18h e 5h. O objetivo é conter o avanço do vírus na região, que registrou nas últimas semanas crescimentos médios diários de 28% em Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itamaraju.

Fonte: Por ;Tácio Santos

Tags:   Governo hospital equipamentos inauguração
publicidade