A 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro identificou que um homem preso em flagrante no último domingo (28/09), pela prática de furto qualificado, utilizava a identidade do próprio irmão no momento da prisão.
Segundo a Polícia Civil, a fraude foi descoberta no dia seguinte (29/09), após o custodiado passar por exame papiloscópico realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O laudo confirmou que o verdadeiro nome do preso era T. de J., de 28 anos, natural de Porto Seguro, e não S. de J. dos S., como havia declarado no ato da prisão.
Durante interrogatório, o custodiado confessou que, desde 2021, vinha utilizando identidades falsas em diversas situações. Ele admitiu ainda que era costume inserir informações falsas em documentos públicos e particulares, chegando a se passar por seus irmãos em abordagens policiais e também em atendimentos médicos, sempre com o objetivo de ocultar sua verdadeira identidade.
Diante da comprovação da fraude, o delegado responsável lavrou um novo auto de prisão em flagrante, desta vez pelo crime de falsidade ideológica, somando-se ao crime de furto qualificado já registrado.
O preso será submetido a uma nova audiência de custódia e permanece detido, à disposição da Justiça.