Parafraseando a atriz global: Hoje é noite de concerto, bebê! Mas a verdade é que é muito mais do que isso. Hoje é noite de celebrar centenas e centenas de histórias que tiveram o formato reconfigurado graças ao trabalho, amor e empenho do casal Orley e Kênia. Eles sonharam, conseguiram importantes parcerias e realizaram. Por consequência, centenas e mais centenas de crianças, adolescentes e jovens viveram [e vivem] a concretização deste trabalho.
Hoje, 11 de outubro, é noite de festejar o quinto aniversário da Orquestra Nove de Maio, que por sua vez, é fruto do Programa Orquestrando Futuros. Esta história começou durante o governo de João Bosco Bittencourt. O Orquestrando Futuros, que nascia, arrebanhava crianças das áreas mais vulneráveis da cidade para que elas tivessem contato com o erudito, com a arte, com música e seus valores.
Iniciados na músicas, os jovens artistas ansiavam por palcos. Atento a isso, o maestro idealizador Orley Silva, iniciou os trabalhos para a criação da Orquestra, que foi composta por eles, os frutos do Orquestrando Futuros. O nome, Nove de Maio, é uma forma de celebrar a cidade e seu aniversário de emancipação.
Assim, a biografia de muitos meninos, que hoje vivem experiências diversas com a música e suas possibilidades, se confunde com a própria existência do Programa, da Orquestra e de todos as outras ações do ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento), órgão responsável por estes trabalhos. Atualmente, a Orquestra Nove de Maio é uma das principais referências culturais do município pelo Brasil afora.
Participe deste momento, “nós estamos aguardando por você na Igreja Batista Memorial, que fica na Urbis e é também conhecida como a Igreja do templo redondo. Venha, traga a família e celebre com a gente. Estaremos prontos para esta apresentação às 19h30. Não se atrase”, convida o maestro Orley. O evento tem como apoio: IBM, Projeto NEOJIBA, Pacto pela Vida, Teleinfor, Jacarandá Clube e Hotel, CEEV, Casa das Cópias, Dona Flora e muito mais.