Para comemorar 53 anos de emancipação política, a cidade de Guaratinga no extremo sul da Bahia, viveu neste último final de semana três dias de muita festa e muita alegria. Com estrutura que só as grandes festas possuem, o II Guara Eco Folia contou com Palco, trio elétrico, som, iluminação, barracas com bebidas e comidas típicas, e um camarote de dar inveja a muitas festas feitas por ai, tudo isso com a assinatura de Tea Produções.
Os festejos começaram na manha de sexta feira, (29) com desfile cívico das Bandas Marciais de Guaratinga e da cidade de Belmonte. A BAMUG, (Banda Marcial de Guaratinga) e a BAMTIB (Banda Marcial Tigres de Belmonte) percorreu as principais ruas da cidade e encerrou a apresentação na Avenida Brasil aonde foi montada a estrutura da festa. A BAMUG (Banda Marcial de Guaratinga) tem o apoio do departamento de cultura do munícipio e é formada por trinta alunos da rede municipal.
A abertura oficial ficou por conta do show gospel e a apresentação da banda Shalon. Um culto de ação de graças atraiu milhares de pessoas ao evento que foi comandado pela Associação de Ministros Evangélicos de Guaratinga (AMEG). Após o culto as pessoas curtiram o forró gospel da Banda Shalon.
O ápice do II Guará Ecofest, foi o show da banda Gian & Giovani no sábado (30). O espaço ficou pequeno para as mais de dez mil pessoas que começaram a chegar logo cedo na área de festa. Marcelo Marrone, prata da casa, conhecido nacionalmente abriu a festa em cima de um trio elétrico e não decepcionou os milhares de fãs que acompanharam o brega romântico do cantor. Com músicas variadas, o cantor tocou entre os ritmos que marcam sua trajetória de sucesso, "Som de barzinho” para relembrar o inicio da carreira artística que começou na cidade de Guaratinga.
A meia noite, a dupla sertaneja romântica, Gian & Giovani, foi recepcionada por mais de dez mil pessoas que se espremiam junto ao palco para acompanhar a dupla de sucesso nacional que, com suas músicas já embalou muitos casais apaixonados. Com musicas novas e sucessos antigos, a dupla levou a loucura os milhares de fãs que acompanharam os sucessos "O grande amor da minha vida”, ‘Nem dormindo consigo te esquecer”, Mil corações” e "Eu busco uma estrela” entre outros.
Mais a noite ainda não tinha terminado. Depois do show de Gian & Giovani, o cantor de arrocha, Amaury do Som do Povo, assumiu o comando de cima do trio elétrico, e com sua quebradeira característica dos grandes artistas comandou a festa até as 5 horas da manhã de domingo. A festa só terminou neste domingo (31), dia do aniversário da cidade, com a Banda Selva branca em cima do Trio Elétrico arrastando uma multidão de foliões pelas ruas da cidade.
Para o prefeito Kenoel Viana, a festa superou as expectativas "agradeço a Deus em poder proporcionar momentos de lazer para nossa gente. Guaratinga comemora 53 anos, mais quem ganhou o presente foi o povo que pode curtir três dias de festa com uma programação e alto nível com atrações de renome nacional como Gian & Giovani, Marcelo Marrone, entre outros. Graças a Deus, a festa aconteceu com toda a segurança, e o povo pode se divertir a vontade”, falou o prefeito.
Autoridades, amigos e familiares estiveram presentes no camarote nos três dias da festa que teve o patrocínio da Bahiatursa, Petrobrás, Governo do Estado, e o apoio da Câmara de vereadores. A organização foi da Prefeitura Municipal.