Ao se classificar para a próxima fase da Copa do Brasil, com duas vitórias sobre o Goiás, o Grêmio conseguiu atingir outra marca de realce na competição. Dono do maior número de títulos do torneio, ao lado de Cruzeiro, com cinco troféus cada, o time gaúcho vai participar pela 17ª vez das quartas de final da Copa do Brasil.
Quem ostenta esse número hoje é o Flamengo, na liderança dessa tabela que ordena os clubes que mais vezes chegaram entre os oito finalistas da Copa do Brasil.
O Rubro-Negro pode voltar a essa liderança isolada nesta quinta (10), se conseguir pelo menos um empate com a Ponte Preta, no Maracanã – assim asseguraria sua vaga na sequência da competição e disputaria as quartas de final pela 18ª vez.
Se avançar no mata mata, aí sim o Grêmio vai manter o status de clube que mais vezes figurou entre os quatro melhores da Copa do Brasil. Seriam 14 participações na semifinal. Seu adversário direto nessa disputa é o Flamengo, com 12 – podendo chegar a 13 neste ano.
Enquanto Grêmio e Cruzeiro têm, cada, cinco títulos da Copa, o Fla possui três. Além disso, o time carioca é o recordista de vices na competição – quatro ao todo.